Enare 2021 – Exame Nacional de Residência

Categorias: 2021 - EBSERH - Enare - Residência Médica

Edital do Enare 2021 foi publicado. Inscrições serão recebidas até o dia 8 de novembro de 2021.



Nesta última quarta-feira (6), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou a publicação de um edital para regulamentar e orientar a respeito dos processos de inscrição que serão feitos no Exame Nacional de Residência (Enare) de 2021. Os editais que foram divulgados agora estão todos disponíveis através do site oficial do Enare. De acordo com o que foi divulgado também, as inscrições irão acontecer a partir do dia 20 de outubro, e serão recebidas pelo órgão em questão até o dia 8 de novembro. Outro detalhe divulgado é que as provas estão sendo agendadas para o dia 12 de dezembro deste ano.

Serão ofertadas mais de 3,2 mil vagas de residências nas áreas médicas, multi e uniprofissionais, que estarão distribuídas em 81 instituições em todo o Brasil. De acordo com o que foi divulgado pela Ebserh, que é ligada ao Ministério da Educação (MEC), esta situação mostra que há um crescimento de cerca de 800% em relação ao número de vagas e também outros 900% em relação ao número de instituições que estarão participando do processo agora.

A edição deste ano irá abranger muito mais localidades do que anteriormente. As provas acontecerão em todas as capitais do Brasil além de outras 23 cidades que estarão participando também de todo este processo. Confira a seguir quais serão as localidades que estarão participando deste processo neste ano:

– Ilhéus (BA)



– Feira de Santana (BA)

– Uberlândia (MG)

– Imperatriz (MA)

– Caratinga (MG)

– Montes Claros (MG)

Juiz de Fora (MG)

– Sinop (MT)

– Dourados (MS)

– Cascavel (PR)

– Campina Grande (PB)

– Guarapuava (PR)

– Pelotas (RS)

– Londrina (PR)

– Nova Iguaçu (RJ)

– Bauru (SP)

– Passo Fundo (RS)

– São José do Rio Preto (SP)

– São Carlos (SP)

– Araguaína (SP)

– Campinas (SP)

– Joinville (SC)

Outro detalhe que foi divulgado pela Ebersh é de que o sistema utilizado para este processo é bem parecido com ao adotado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), visto que este utiliza das notas que são obtidas pelos candidatos nas provas feitas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que os candidatos utilizam de suas notas para serem aprovados em universidades federais do Brasil todo.

Após as provas, os candidatos terão obtido uma nota específica na especialidade que foi escolhida por eles, assim, em seguida poderão usar desta nova para poder indicar o local onde desejam atuar em suas posições escolhidas. O sistema ficará aberto ao longo de um período determinado pelo órgão para este processo, para que os candidatos possam se registrar no local da preferência, assim como acontece com o Sisu. Após este período os candidatos deverão esperar para obter o resultado de suas escolhas. Outro detalhe importante é que as notas maiores irão se sobrepor às menores neste processo e assim irão determinar o fechamento do sistema de acordo com que houverem as aprovações.

Em seguida, o sistema será aberto novamente para que sejam preenchidas as vagas ociosas que ainda estiverem disponíveis. Estas vagas que estiverem abertas neste momento ainda serão dedicadas apenas para a formação de cadastro reserva. A Ebserh foi criada no ano de 2011, e agora é responsável por administrar mais de 40 hospitais universitários federais no momento, que são responsáveis por atender vários pacientes todos os dias do Sistema Único de Saúde (SUS), além disso são responsáveis por apoiar profissionais de saúde e o desenvolvimento de suas pesquisas na área. Já o Enare foi criado em 2020 com o objetivo de criar uma otimização a respeito da seleção dos residentes. De acordo com o Ebserh as universidades que participaram da primeira edição tiveram bem menos vagas ociosas devido a isso no primeiro ano que o sistema foi usado.

Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....