Novo Concurso Bombeiros GO 2022 – Previsão de Edital

Categorias: 2022 - Bombeiros - Concursos 2022 - Concursos Previstos - Corpo de Bombeiros - Goiás

Governador de Goiás confirma a realização de um novo concurso para o Corpo de Bombeiros em 2022. Seleção deve ofertar 160 vagas para soldados e oficiais.



O novo concurso para os Bombeiros GO (Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás) foi anunciado na última sexta-feira (8) pelo governador do estado Ronaldo Caiado. A publicação que foi feita nas redes sociais nesta semana indicou que a seleção agora será feita para preencher 160 vagas que estão em aberto no momento. Desta forma, serão dedicadas 140 vagas para soldados e 20 para oficiais.

De acordo com o que foi destacado pelo governador do estado, a seleção está prevista para acontecer até julho de 2022. No entanto, apesar desta prévia a respeito do concurso, não foi especificado ainda se isso é referente a publicação do edital ou se já serão as provas. As novas informações devem ser divulgadas em breve com mais detalhes a respeito da parte técnica do concurso.

Outro detalhe que se sabe neste momento é que o quantitativo é bem menor do que o pedido que foi feito inicialmente e encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE GO), processo este que foi feito no início do ano. Neste pedido, a ideia inicial era para que fosse feito o preenchimento de 1000 vagas, e 900 delas seriam destinadas para praças e outras 100 para oficiais. Entretanto, o pedido não foi aceito e agora serão apenas 160 vagas para este novo concurso de acordo com o que foi destacado pelo governador do estado.

Para as duas careiras que serão oferecias neste concurso dos Bombeiros, já se sabe que é necessário que os candidatos preencham alguns requisitos. Entre eles, é preciso que os interessados contem com formação superior em áreas específicas, em relação ao caso das vagas para oficiais. As remunerações ainda não foram confirmadas em detalhes pelo órgão em questão e nem foram citadas pelo governador também no momento em que este divulgou os primeiros passos para que o concurso aconteça. Portanto, é aguardado que este tipo de informação venha a ser divulgada no momento em que o edital for publicado de fato com todos os pontos importantes a respeito do concurso.



Este concurso está sendo esperado desde o ano de 2018, quando foi autorizado para que fossem preenchidas 274 vagas. Entretanto, na época em questão o concurso acabou não sendo concretizado. Desde então os interessados e o órgão aguardam por novos passos que poderão dar início ao processo seletivo de fato. Nesta ocasião, em 2017, as vagas seriam distribuídas entre 230 para as praças combatentes e músicos, outras 44 para os oficiais. Este último cargo seria divido entre 20 vagas para oficiais de comando, 12 para oficiais médicos e outras 12 para oficiais odontológicos.

O último concurso que foi feito pelo Bombeiros GO aconteceu em 2016, e foram oferecidas 290 vagas nesta ocasião. Entre elas, 250 eram para praças e outras 40 para cadetes. Na época em que o concurso aconteceu pela última vez as remunerações variavam entre R$1.500,00 e R$5.401,43. A seleção foi feita através de provas objetivas, discursivas e também testes de aptidão física, avaliação física e avaliação da vida pregressa. Para o cargo de soldados o conteúdo programático contou com alguns temas como língua portuguesa, realidade étnica, social, histórica, política, cultural, geográfica e econômica. Outros temas cobrados na prova foram noções de informática, noções de direito, raciocínio lógico, legislação aplicada ao corpo de Bombeiros e também noções de atividades.

Para o cargo de oficial, os temas eram voltados para realidade étnica, histórica, social, geográfica, cultural, política e econômica também, além de língua portuguesa, informática, raciocínio lógico, matemática, física, química, noções de direito, legislação aplicada ao corpo de bombeiros e noções de atividade. Portanto, diante disso, os candidatos que desejam participar do concurso que se iniciará em breve já podem se preparar com base na última seleção que foi feita pelo órgão em 2016.

Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....