Como Escolher Qual Concurso Público Prestar – Dicas

Categorias: Concursos 2021 - Concursos Públicos - Dicas - Dicas para Concursos

Confira aqui algumas dicas para escolher o melhor concurso público para fazer.



Se tornar um funcionário público é para muitos a meta a ser atingida na vida profissional. A cada dia mais pessoas estão dispostas a encarar o desafio de ser aprovado em um concurso público e é preciso ficar atento, pois as oportunidades estão sempre aparecendo a todo dia, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

E se há uma forma de seleção bastante democrática é justamente o concurso público, onde as vagas são conseguidas principalmente através da colocação obtida nas provas. Diariamente nos chegam notícias sobre novos editais. Esses editais podem oferecer oportunidades para diferentes níveis de escolaridade. E um dos atrativos é, sem dúvida, a estabilidade que o funcionalismo público oferece. De olho nessas vagas, algumas pessoas decidem se inscrever para diferentes concursos na esperança de conseguir a aprovação em algum desses. Mas nem sempre essa pode ser a melhor forma de alcançar o objetivo desejado. O sucesso pode depender de alguns fatores.

Planejar antes de se lançar aos desafios ajuda bastante para que esses possam dar certo. Portanto, se você está entre as muitas pessoas que vêm essa como uma boa chance de trabalho, veja a seguir algumas dicas importantes que podem fazer a diferença na hora de se preparar para um concurso público de qualquer área.

– Uma das coisas mais importantes, sem dúvida, é procurar manter o foco. Num primeiro momento, a inscrição para diversos concursos pode parecer até ser um bom negócio. Mas essa talvez não seja a melhor estratégia. Estudar conteúdos diferentes dificulta a assimilação. Escolher concursos que ofereçam oportunidades em áreas similares pode facilitar bastante o processo de aprendizagem. Sendo assim, fazer a opção por aqueles em que as provas cobrem disciplinas parecidas vai aumentar suas chances reais. Esta é uma forma de estudar ao mesmo tempo para diferentes cargos. Para começar, escolha a área em que acredita ser a melhor para você. Algumas dessas áreas são: Administrativa, Auditoria, Bancária, Construção Civil, Educação, Fiscal, Forças Armadas, Judiciária/Jurídica, Operacional, Saúde, Segurança Pública e Tributária.



– A escolaridade exigida merece a atenção. Sabemos que alguns cargos trazem a necessidade de formação superior específica em determinada área. Caso o candidato tenha formação superior que o cargo exige, é natural que tente disputar a vaga. Mas se o candidato tem nível superior em outra área e o concurso oferece vagas para candidatos de nível médio, talvez essa seja uma alternativa. Embora a princípio isto possa não fazer muito sentido, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Alguns cargos de nível médio oferecem salários mais elevados que outros que exigem formação superior. Algumas funções pagam salários superiores a R$ 5 mil a funcionários de nível médio. Todas essas coisas devem ser analisadas atentamente, antes da inscrição.

Ter identificação com a área. Se a estabilidade é um dos maiores atrativos nos concursos públicos, é importante se identificar com a área escolhida. Imagine como seria estar numa função com a qual não se possui nenhuma afinidade durante mais de 20 anos. E ninguém participa de concurso já pensando em pedir a exoneração. Antes de decidir, veja se de fato essa é uma área em que você gostaria de trabalhar. A escolha certa nesse sentido pode inclusive facilitar bastante os seus estudos. Todos sabem como é mais fácil aprender as coisas quando gostamos do que estamos estudando. Conhecer detalhes sobre o cargo, como é o dia a dia na função, as suas atribuições e as chances que este oferece de progressão é outra dica bem interessante para se decidir antes da inscrição. Além de se informar com pessoas da área, alguns portais de cursos preparatórios podem ser úteis nesse sentido.

Depois dessas dicas, é acreditar no seu potencial e seguir em frente na sua preparação.

Henri Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....