Novo Concurso do TRF-6 2021 – Previsão

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Minas Gerais - TRF

Projeto que cria o órgão é aprovado pelo Senado.



O primeiro concurso TRF 6 (Tribunal Regional Eleitoral da 6 Região) em Minas Gerais está próximo de se tornar uma realidade. Isso, pois foi aprovado pelo Senado Federal nesta última quarta-feira (22) o projeto de lei 5.919/2019. De acordo com está situação, agora o projeto que foi determinado irá seguir para sanção que depende do presidente Jair Bolsonaro agora para ser feita de fato.

De acordo com o que se sabe até o momento, o novo Tribunal está sendo criado devido o desdobramento do Tribunal Regional Federal da 1 Região. O objetivo deste processo agora é agilizar a situação para diminuir a demanda que está sob responsabilidade do TRF 1.

Em um primeiro momento o Tribunal deverá atuar com cerca de 18 juízes oriundos da transformação em aberto do TRF 1. Além disso também serão 200 comissionados.

As novidades também apontam que o concurso para o TRF 6 já conta com uma previsão de orçamento para que ocorra em 2022. De acordo com o que consta no documento em questão responsável por estas informações, está previsto que sejam criados 150 postos ainda no órgão. Entretanto, mesmo que se tenha está informação, a distribuição das vagas nos cargos do órgão só poderá ser feita no momento em que o orçamento para tal for concluído. E isso também só deverá ser feito no momento em que o órgão de fato for criado, que acontecerá após este primeiro concurso que visa preencher as primeiras vagas para que os trabalhos sejam de fato iniciados no TRF 6.



O Superior Tribunal de Justiça (STJ) que apresentou o projeto como parte de sua iniciativa para que o processo seletivo fosse criado. Esta ideia veio do fato de que neste momento atual o TRF 1 está abrangendo, além do estado de Minas Gerais, mais outros estados. Os estados que também são de responsabilidade do órgão até então são: Acre, Bahia, Amazonas, Goiás, Amapá, Pará, Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e Roraima. Também está sob responsabilidade do TRF 1 o Distrito Federal.

Agora com a expectativa do concurso que será feito para o TRF 6, será feita toda uma reestruturação no órgão. Sendo assim, algumas grandes mudanças irão ocorrer. O órgão agora contará com 1902 servidores, entre eles analistas judiciários somarão 821, serão 1071 técnicos judiciários e 10 auxiliares judiciários. Outros cargos relacionados a magistratura também serão preenchidos como 18 juízes de TRF, 83 juízes federais substitutos e também 101 juízes federais.

Atualmente a Justiça Federal conta com cinco TRFs. O 1 está localizado no Distrito Federal, o 2 se encontra nos estados Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já o TRF 3 assume a responsabilidade pelo estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O TRF 4 aborda Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E por fim, o 5 se encarrega de estados como Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Alagoas e Pernambuco.

Com estas novas informações é esperado que nas próximas semanas, de acordo com o andamento dos processos, seja feita a assinatura por parte do presidente brasileiro Jair Bolsonaro que dará início ao processo para que o concurso possa ter seus próximos passos.

Desta forma, assim que está assinatura ocorrer o órgão poderá iniciar os processos. Em seguida, o que deverá acontecer é a escolha da banca organizadora, para que seja divulgado o edital do concurso, que contará com todas as informações a respeito do processo. Com o passar das semanas virão todas as informações como datas e também detalhes das provas. Os candidatos que desejam participar do concurso devem ficar de olho nas novidades pois não deve demorar muito mais para que tudo seja divulgado.

Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....