Concurso TJ MG 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Minas Gerais - TJ-MG - Tribunal da Justiça

Seleção oferecerá vagas para Analista e Técnico Judiciário. Cargos exigem ensino superior e médio.



A previsão para que seja divulgado o edital do novo concurso do TJ MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) é dezembro deste ano, de acordo com o que foi confirmado nos últimos dias. A confirmação a respeito deste fato foi feita pelo desembargador Gilson Soares Leme, presidente do órgão. Através de um questionamento que foi feito em suas redes sociais, ele respondeu de forma positiva a respeito dos próximos passos do concurso.

Esta seleção está sendo esperada desde 2019 pelos interessados em participar do processo. Na época em questão o concurso já contava até mesmo com uma banca organizadora definida e também haviam sido divulgados os cargos que seriam ofertados através do concurso. Entretanto, as provas e seleções não ocorreram devido ao fato de que o órgão passou por uma mudança em sua estrutura e por isso o processo seletivo acabou sendo cancelado.

Na ocasião em que os primeiros passos foram dados para a seleção, a expectativa era de que fossem feitos dois concursos diferentes que seriam dedicados a 1ª e 2ª instância. Mas os preparativos acabaram sendo suspensos, com o objetivo de que as carreiras em questão fossem unificadas. Em 16 de dezembro de 2020, de fato houve esta unificação como havia sido divulgada anteriormente, que era a intenção do órgão. Agora, entretanto, o órgão terá que divulgar novamente a respeito das vagas que serão oferecidas para os interessados no concurso e todos os outros detalhes de como acontecerá o processo seletivo. A banca organizadora, entretanto, já foi definida e o concurso será todo comandando pela Consulplan, de acordo com o que foi divulgado anteriormente.

Em 2019, quando houve a divulgação a respeito dos cargos que estariam em aberto, havia uma definição de que estes seriam para as atuações em oficial e técnico judiciário. A informação agora é que de acordo com o novo edital os cargos que serão oferecidos após a unificação que ocorreu são para analista e técnicos judiciários, estas funções serão destinadas para pessoas com ensino médio e ensino superior.



Outro ponto importante a se ressaltar é que neste momento o concurso para servidores está sendo planejado ainda, mas ao mesmo tempo em que isso ocorre, o órgão acabou dando início a uma seleção que será dedicada ao cargo de juiz.

O último concurso do TJ MG aconteceu no ano de 2017. Na época em que isso o ocorreu a seleção ainda era feita com base em uma diferenciação por instância, as oportunidades nesta época eram dedicadas apenas para a 1ª e poderiam participar da seleção pessoas que contassem com ensino médio.

Foram oferecidas 15 vagas no último concurso que foi feito pelo TJ MG. Entre estas 10 foram para oficial de apoio judicial e as outras 5 foram para oficial judiciário. Estes são cargos que agora no presente momento não existem mais no órgão. Esta mudança veio com a reestruturação que modificou tudo em 2019 no órgão e, portanto, acabou arrasando o concurso que só veio a ser continuado neste ano de 2021.

No momento a nomeação ainda está em prazo de vigência, devido as mudanças que ocorreram nos processos seletivos em decorrência da pandemia do Covid-19, onde todos concursos passaram por mudanças e também atrasos para serem realizados em decorrência das medidas sanitárias.

Desta forma, com está divulgação próxima do edital que acontecerá antes do final do ano, mais detalhes deverão ser divulgados em breve a respeito das posições e também da oferta de vagas, se será a mesma que havia sido informada em 2019 ou também serão feitas mudanças neste quesito. Assim, as próximas notícias a respeito do concurso devem vir apenas após a divulgação do edital.

Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....