Novo Concurso do Ministério da Economia 2021 é Autorizado

Categorias: 2021 - Concursos 2021

Certame deve ofertar 300 vagas. Edital de abertura deve ser publicado em breve.



Mais um concurso público, de alta categoria, está sendo preparado para os próximos meses, com previsão de realização ainda neste ano de 2021.

Assim, está autorizado o novo certame que será organizado pela gestão do órgão do Ministério da Economia. De acordo com nota oficial publicada pela secretaria especial de desburocratização, de gestão e de governo digital, o próximo processo de seleção estará disponibilizando em torno de 300 postos, para contratos temporários, voltados às funções em áreas de técnicos e de analistas.

Deste conjunto de cargos, 115 serão destinados aos futuros concorrentes que possuam apenas certificado de nível médio de escolaridade; 185 cargos reservados aos concorrentes que possuam diploma de nível universitário.

Por se tratar de um concurso que ainda está em fase de estruturação, em trâmite, muitos detalhes ainda não foram definidos, nem divulgados, tais como: valor das remunerações iniciais; benefícios; datas de inscrição, de provas, de divulgação dos resultados, valor do cadastro de inscrição; conteúdo programático, entre outros pontos do itinerário.



Mesmo assim, conforme o documento oficial que autoriza a solicitação deste certame, a publicação deste próximo edital para abertura do período de inscrição tem obrigatoriedade de ocorrer em um prazo máximo de seis meses, ou seja, até o fim do mês de fevereiro de 2022, embora, esse processo possa ser antecipado, até o fim deste ano de 2021, conforme o andamento da estruturação.

Segundo os organizadores, por se tratar de um concurso que vai prover cargos temporários, então será um processo seletivo de tipo simplificado, exigindo menos requisitos legais, por conseguinte, sendo organizado de modo mais acelerado, sem maiores detalhes. Ainda assim, novas atualizações serão publicadas nas próximas semanas, entretanto, vale a divulgação antecipada da seleção para que todas as pessoas interessadas possam manter-se atentas e até começar a estudar, baseadas no histórico do concurso anterior, para o mesmo órgão e para as mesmas ocupações.

A comissão que rege este evento explicou, em outra nota, que esses novos contratos se destinam à atuação nas atividades relacionadas à centralização de serviços em atendimento voltado aos inativos e aos pensionistas pertencentes aos órgãos da administração pública federal, de tipo direta, autárquica e (ou) fundacional; atuação no setor que cuida dos chamados processos de compensação previdenciária, ou seja, dos regimes de previdência e nas atividades dentro do setor administrativo; no Departamento de processos em Centralização dos Inativos; dos Pensionistas e nos Órgãos Extintos que são parte do próprio Ministério da Economia.

Distribuição: o conjunto de 145 cargos voltados aos concorrentes com nível médio será reservado para o setor técnico nas atividades previdenciárias e para auxiliar administrativo técnico.

Dos 185 cargos voltados aos concorrentes com graduação universitária, 145 serão reservados para a função de analista técnico em demandas previdenciárias; em demandas judiciais e no serviço de controle das atividades técnicas em suporte; as demais 40 vagas estão reservadas ao setor de analista em negócios, no serviço de técnicos em complexidade intelectual.

Sumário das informações básicas e atualizadas:

Novo certame vai provar cargos no órgão do Ministério da Economia; serão disponibilizados em torno de 300 postos em caráter temporário; detalhes como: valor das remunerações iniciais; benefícios; datas de inscrição, de provas, de divulgação dos resultados, valor do cadastro de inscrição; conteúdo programático entre outros ainda serão divulgados; postos nas áreas de Técnico e de Analista; departamento de atuação: administrativo; grau acadêmico exigido: nível médio, formação técnica e formação universitária; lotação dos cargos temporário no Distrito Federal (Brasília). É necessário aguardar por mais atualizações.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *