Novo Concurso da PC DF 2021 – Delegado e Agente

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Distrito Federal - Polícia Civil

Autorização e banca organizadora devem ser divulgados no mês de setembro de 2021.



Na última terça-feira (24) foi anunciado o novo concurso da PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal), pelo diretor geral da corporação, Robson Cândido. A sua autorização deverá ser publicada oficialmente no mês de setembro ainda. A escolha da banca também deve ser feita neste mesmo mês para que se dê o início dos processo para que o concurso ocorra de fato. A confirmação a respeito do concurso entretanto, veio nesta quarta-feira (25) através do secretário da Economia, André Clemente.

De acordo com o que foi destacado por Clemente, é possível que até a metade do próximo mês seja feita a publicação da portaria que irá autorizar o concurso e terá também sua publicação feita através do diário oficial. Assim também poderá ser feito o processo de contratação da banca para o concurso.

O secretário ainda destacou que os que desejam participar do concurso podem ir se preparando e iniciando os seus estudos ,pois as novidades irão chegar em breve. Com a escolha da empresa que será responsável por comandar o concurso e assumir a banca, o edital poderá ser publicado em seguida com mais detalhes a respeito do concurso, como datas e outros pontos importantes a serem considerados pelos candidatos.

De acordo com o que se sabe até o presente momento, serão ofertadas 300 vagas neste concurso. Entretanto, 100 delas serão usadas para preenchimento imediato. As outras 200 vagas serão para formar o cadastro de reserva de pessoal do órgão. Os cargos, de acordo com o que foi divulgado até agora, são para assumir posições como agente de custódia e também para delegado. Os candidatos podem se preparar desde já pois em breve todas as informações a respeito do concurso estarão sendo divulgadas em detalhes.



Tanto para o cargo de agente de custódia como para delegado serão 50 vagas preenchidas de início. Cada uma das posições também contará com 100 cadastros reservas deste concurso. Em relação a posição de delegado, para que possa concorrer o candidato deverá ter nível superior no curso de direito. Outro detalhe importante a ser destacado é que o candidato deve ter pelo menos três anos de atuação na área jurídica para poder assumir o cargo em questão. A remuneração para delegado inicialmente é de R$ 18.177,32. Para os cargos de agente as exigências e outros detalhes como a remuneração ainda não foram divulgados e devem ser informados posteriormente com as novas informações junto com o edital do concurso.

Os cargos em questão também contam com alguns benefícios. Os servidores terão acesso a auxílio alimentação no valor de R$455, auxílio creche e também auxílio de plano de saúde. Ambos os cargos receberão estes benefícios ao assumirem suas posições.

O último concurso que foi feito pela PC DF para a carreira de delegado aconteceu no ano de 2014. Neste momento foram oferecidas 100 vagas para a posição e a banca que ficou responsável pelo concurso foi a Fundação Universa. A seleção contou com algumas etapas que foram feitas para selecionar os candidatos até o final.

Entre elas foram destacadas:

  • Provas objetivas
  • Provas discursivas
  • Perícias para avaliar candidatos portadores de deficiência
  • Exames e avaliação médica
  • Prova de capacidade física
  • Sindicância e investigação social
  • Prova oral
  • Avaliação psicológica
  • Análise de títulos

A prova para os cargos ofertados contou com uma prova objetiva no valor de 200 pontos, que os candidatos deveriam destacar se as respostas estavam certas ou erradas. As disciplinas que foram abordadas todas eram a respeito da área de direito, como direito administrativo, penal, tributário, processual, constitucional, processual penal, civil, empresarial e ambiental. Todos os candidatos a nível superior precisaram realizar esta prova para assumir os cargos de delegado, que tem como exigência curso de direito.

Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *