Concurso PM CE 2021 – Inscrições Abertas

Categorias: 2021 - 2022 - Ceará - Concursos Públicos - Polícia Militar

O certame da Polícia Militar do Ceará está com 2 mil vagas abertas.



A Polícia Militar está com vagas abertas no estado do Ceará, sendo uma excelente oportunidade para quem quer ingressar na instituição.

Como se candidatar

O concurso do estado do Ceara tem o edital disponibilizado através do link: http://netstorage.fgv.br/pmce21/Edital_de_abertura_PMCE_publicacao_03.08.2021.pdf. As inscrições começaram em dia 16 de agosto e irão até 15 de setembro. Ao todo são 2 mil vagas para o cargo de Soldado da Polícia Militar. Os salários ficam em torno de R$ 2.126,93. Após a formação os vencimentos são reajustados de acordo com a política salarial da corporação.

As vagas são disponibilizadas para homens e mulheres em igualdade, porém existe 400 vagas que serão destinadas a cota racial.

É necessário ter no mínimo o ensino médio completo, e seja maior de 18 anos e tenha até 29 anos e 11 meses. As etapas de avaliação serão compostas de prova objetiva, exame de saúde, teste de aptidão, investigação social e avaliação psicológica.



A taxa de inscrição é de R$ 120,00, porém será possível solicitar a isenção da referida taxa, desde que o candidato seja servidor público, doador de sangue, estudante do ensino público ou alunos com renda familiar de no máximo dois salários mínimos. O prazo para solicitação a isenção foi até o dia 18 de agosto. As provas serão aplicadas em Fortaleza e em cidades da área metropolitanas.

A organização do concurso está a cargo da FGV (fundação Getúlio Vargas), e as inscrições podem ser feitas pelo endereço: https://www50.fgv.br/Login.aspx?key=139.

O que estudar?

As provas serão aplicadas em, no máximo, cinco horas e terão 80 questões. As provas abordarão conhecimentos básicos e específicos. Nos conhecimentos básicos deverão cair questões de Português, raciocínio lógico e atualidades e a história do Estado do Ceará. Já nos específicos serão cobrados conhecimento de direito constitucional, direitos humanos, direito penal e militar, processo penal e noções de criminologia e segurança pública.

É preciso separar um horário específico do seu dia para estudar. Tentar um concurso estudando em casa nunca é fácil, principalmente se você trabalha fora, por isso a disciplina é tão importante. Priorizar os estudos também aos finais de semana também é muito importante.

O que é a FGV Exames, uma novidade no mundo dos concursos.

A FGV decidiu investir na administração e condução de concursos. Com vasta experiência na área acadêmica, percebeu que com certa facilidade conseguiria administrar provas e processos seletivos.

A FGV Conhecimento (esse é o nome real da nova empresa) está dentro de processos do consórcio de importantes exames de certificação, como o ENEM sendo também responsável pelo projeto ENEM Redações.

O sonho da carreira militar

Incontáveis pessoas tem um sonho de ser um Policial Militar. Apesar dos riscos da profissão, a mesma ainda causa muito fascínio entre as pessoas, principalmente os jovens. É importante ressaltar que o período que se passa na academia durante a sua formação é muito rígido, e o candidato deve estar ciente de provas de esforço físico e mental muito exigentes. É preciso uma certeza muito grande do desejo de ingressar na Área.

O perigo da profissão também não parece intimidar os postulantes ao cargo. A cada concurso são milhares de candidatos. A estabilidade pode explicar esse desejo, apesar de todos os riscos. Em uma pais com milhões de desempregados, ter um salário fixo e uma oportunidade de crescimento na carreira chama a atenção de todos. ´

É importante pesar os prós e contras antes de decidir ingressar na Polícia Militar. Apesar do salário, estabilidade e oportunidades na carreira, e preciso levar em conta o dia a dia intenso, cheio de perigos e exigência. Entender que um policial é antes de tudo um servidor público.

Por Cíntia Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *