Novo Concurso Caixa Econômica 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Caixa - Caixa Econômica Federal - Concursos 2021 - Concursos Públicos

Seleção deve ofertar 1.000 vagas. Edital deverá ser publicado em setembro.



O próximo certame vai prover cargos na Caixa Econômica Federal: o documento de edital está prestes a sair e vai dispor de mais 1.000 postos efetivos.

Assim, com previsão para publicação no mês de setembro, o edital de certame para vagas na Caixa Econômica Federal, está cada vez mais próximo de ser publicado. Este processo de seleção havia sido anunciado em meados do mês de julho por declaração da própria presidência da instituição, para preencher esse grande quantitativo de vagas, voltadas à função de técnico bancário.

Entretanto, de acordo com a pauta do processo, este concurso está voltado apenas aos cidadãos profissionais na categoria de pessoas com deficiência, considerando que a instituição está em fase de adaptação para políticas mais inclusivas, sobretudo nessa área, podendo manter um razoável conjunto de colaboradores que estejam dentro das minorias. Este projeto de inclusão de servidores que sejam pessoas com deficiência é determinação do próprio governo federal. Ainda assim, a publicação do documento de edital depende do trâmite final a partir da determinação de qual instituição irá atuar como banca organizadora. Esta etapa de finalização deverá ocorrer até o fim deste mês de agosto para a edição definitiva do texto que vai para o Diário Oficial.

Alguns detalhes já foram adiantados, tais como:



O requisito básico para concorrer a cargo na função de técnico bancário é o porte de certificado em ensino médio. O valor da remuneração nesta categoria está em 2.932 reais, abrangendo o chamado rendimento base, de 2.025 reais, suplementado por 907 reais em benefícios. Todos esses itens são parte do edital do certame da Caixa Econômica empreendido no ano de 2014.

Para orientar os futuros candidatos, vale passar algumas informações sobre o processo seletivo anterior, que proveu cargos na mesma função:

Naquele evento, 2014, a meta foi a de formar cadastro reserva de pessoas para a instituição da Caixa. Mesmo assim, aquele processo de seleção disponibilizou, durante o seu tempo de duração, fez nomear mais ou menos a mesma quantidade de vagas, e contou com um número de inscrito que chegou a 1.156.744, em todo o território nacional. A banca organizadora ficou por conta da instituição Cespe (UnB).

Sobre as provas daquele certame: o caderno de prova objetiva conteve 120 questões objetivas, as quais foram distribuídas em 50 perguntas voltadas aos conhecimentos básicos e 70 voltadas aos conhecimentos específicos. O conteúdo programático foi dividido conforme o seguinte critério: na área de conhecimentos básicos foram cobradas 14 questões em matéria de língua portuguesa, mantendo pontuação dupla para cada questão corretamente respondida; foram cobradas 36 questões na área de matemática, incluindo raciocínio lógico, questões sobre atualidades; questões em ética e noções de legislação específica, mantendo pontuação única.

Na área de conhecimentos específicos a pontuação foi dupla para cada pergunta corretamente respondida. Houve uma segunda fase daquele certame, na qual todos os concorrentes foram avaliados por meio de um caderno de prova discursiva, com redação, cujo conteúdo a ser desenvolvido versou sobre a área de conhecimentos específicos, mantendo pontuação no valor um, dentro do critério de texto.

Resumo das informações:

Novo edital vai abrir certame para a Caixa Econômica Federal; serão disponibilizados em torno de 1000 postos efetivos, voltados, exclusivamente, aos profissionais que estejam na categoria de pessoa com deficiência (PCD); período de inscrição, datas de provas, valor da taxa de inscrição e demais detalhes do itinerário serão divulgados na próxima semana. Cargo a ser preenchido: na função de Técnico Bancário. Departamento a atuação: administração. Grau de escolaridade exigido: Ensino Médio Completo.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *