Concurso Polícia Penal PE 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Pernambuco - Polícia Penal

Edital de abertura do concurso deve ser publicado até o mês de outubro de 2021.



O edital para o novo concurso da Polícia Penal PE (Secretaria da Justiça do Estado de Pernambuco) será divulgado ainda neste ano, de acordo com as novas informações. A divulgação do documento para dar continuidade aos processos do concurso acontecerá no mês de outubro. A confirmação a respeito desta novidade foi feita através de um anúncio da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres PE).

Para que haja a divulgação do edital completo com os detalhes a respeito do novo concurso, ainda é preciso que a banca organizadora do concurso seja definida. Após esta escolha, a data da divulgação do edital será divulgada. A decisão a respeito da banca que ficará responsável por comandar todos os processos envolvendo este novo concurso está prevista para ser divulgada nas próximas semanas, e será o passo final para que os outros processos sejam iniciados de fato.

Serão ofertadas 1000 vagas para os cargos de policial penal. Entre elas, 200 serão para preenchimento imediato, de acordo com o que foi informado, e as outras 800 servirão como cadastro de reserva de pessoal para o órgão em questão. Para concorrer ao cargo, é necessário que os candidatos possuam formação em nível superior, em qualquer área. Além disso, também é solicitado que os candidatos contem com habilitação a partir da categoria B para assumir o cargo. A remuneração que foi divulgada até o momento, e será a inicial, é de R$ 4.146,40.

A Polícia Penal de Pernambuco foi instituída em 2020, para atender uma determinação federal, onde as carreiras de agente de segurança penitenciária foram transformadas dando origem aos policias penais. Este concurso vem sendo aguardado por muitos desde o mês de junho, quando havia sido divulgado pelo secretário de Justiça, Pedro Eurico. Deste então os interessados aguardavam por novidades a respeito do processo seletivo e dos próximos passos a serem tomados.



O último concurso que foi feito pela Polícia Penal PE para carreira, ainda como agente de segurança penitenciário, aconteceu no ano de 2017. Nesta ocasião em questão, o órgão ofereceu 85 vagas que foram destinadas para candidatos de ambos os sexos. Neste concurso, a remuneração inicial havia sido divulgada com o valor de R$ 3.872, considerando neste valor todos os benefícios que são oferecidos aos policias penais. A banca organizadora deste concurso de 2017 foi o Cespe/UnB, que atualmente é Cebraspe.

A seleção contou com provas objetivas e provas dissertativas. Além disso, também serão feitos exames médicos, bem como testes de aptidão física e avaliação psicológica com todos os candidatos. Outro processo pela qual todos terão que passar ao longo da seleção será o de investigação social. Ao final, os candidatos também terão que fazer parte de um curso de formação profissional, que é exigido pelo órgão para assumir o cargo para qual estarão se candidatando no concurso em questão.

A prova objetiva deste último concurso que aconteceu no ano de 2017, e serve como referência para o atual, sem suas demais informações, contou com 60 questões. Os temas abordados foram: língua portuguesa, noções de informática, direito administrativo, raciocínio lógico, direito constitucional, direito processual, direito penal e legislação especial.

É esperado que agora nos próximos dias novas informações sejam divulgadas a respeito do processo seletivo, com o edital e novos detalhes a respeito de como será feita a seleção dos candidatos. Além disso, também é esperado neste momento os valores a respeito da inscrição e quando esta será iniciada bem como o seu fim. Através do edital os candidatos terão acesso a outras informações e também poderão a partir deste momento ter uma ideia maior sobre a data em que as provas serão realizadas e os locais onde acontecerão.

Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *