Concurso DPE RR 2021 – Inscrições Abertas

Categorias: 2021 - Concursos Públicos - DPE - Roraima

As inscrições do concurso da Defensoria Pública do Estado de Roraima seguem abertas até o dia 25 de agosto de 2021.



Recentemente a Defensoria Pública do Estado de Roraima republicou o edital do concurso público para Defensor Público Substituto, que é regido pelo edital nº 01/2021. De acordo com as informações presentes na republicação, o cronograma passou por algumas alterações e agora o concurso preencherá 80 vagas para cadastro de reserva. Segundo as informações divulgadas, o concurso da Defensoria Pública do Estado de Roraima está sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas.

É possível afirmar que de acordo com o que foi publicado no site da Fundação, as inscrições para o processo seletivo da Defensoria Pública poderão ser realizadas entre os dias 26 de julho e 25 de agosto de 2021. Outros pontos interessantes é que o novo edital do concurso trouxe algumas alterações no que se refere às vagas destinadas aos candidatos que contam com algum tipo de deficiência física (PCD), bem como para as pessoas negras, indígenas e pardas.

Entretanto, no que se refere à data de realização das provas referentes ao concurso, nada foi modificado até o presente momento. Além disso, os profissionais serão contratados de acordo com o regime jurídico de trabalho estatutário.

Caso você esteja interessado em participar do concurso da Defensoria Pública do Estado de Roraima, existem alguns requisitos que precisam ser cumpridos. De encontro a isso, vale destacar que é necessário ser brasileiro ou ter uma nacionalidade portuguesa. Além disso, é preciso ter concluído o curso de Direito e ser bacharel na área. Ainda nesse sentido, os candidatos precisam ter sido aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. A única ressalva nesse sentido está ligada aos candidatos que forem aprovados no exame da Ordem, mas estiverem proibidos de obtê-la.



Também vale ressaltar que para prestar o concurso da Defensoria Pública é importante estar em dia com as obrigações do serviço militar, bem como com as obrigações eleitorais. Além disso, os direitos políticos do candidato devem estar em gozo. Outros aspectos ressaltados pelo edital como essenciais são a boa conduta social e não estar respondendo a nenhum tipo de processo criminal ou por improbidade administrativa.

É importante ressaltar que o edital também dispõe a necessidade de ter as aptidões físicas necessárias para o cargo, bem como de declarar os bens que possui. Além disso, vale citar que os candidatos que possuírem antecedentes criminais não poderão concorrer a uma vaga no processo seletivo caso eles sejam incompatíveis com o exercício do cargo. O mesmo se aplica aos que possuírem algum topo de condenação em órgão de classe que esteja ligada ao exercício da profissão.

Vale destacar que após entrar em exercício do cargo, o defensor público aprovado no concurso precisará participar de um curso de formação para estar realmente apto a assumir o seu posto de trabalho. Além disso, o edital também chegou a divulgar informações relativas aos salários que serão pagos para os colaboradores aprovados. Eles receberão R$28.724,44.

Caso você esteja interessado e queira realizar a sua inscrição para participar do concurso da Defensoria Pública do Estado de Roraima, vale ressaltar que os profissionais que conseguirem cumprir todos requisitos citados anteriormente podem fazer a solicitação no período das 10h do dia 26 de julho até as 14h do dia 25 de agosto de acordo com as informações retificadas pelo edital.

Além disso, o documento dispõe em mais detalhes os conteúdos que serão cobrados dos candidatos durante a prova, bem como detalha uma série de informações a respeito das questões relativas ao processo seletivo, destacando quais são as suas etapas, como elas serão realizadas em função da pandemia e outros pontos que podem ser importantes para que os interessados decidam por se inscrever ou não no concurso.

Por Amanda Guimarães Faria



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *