Concurso para Delegado da PC AL 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Alagoas - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Polícia Civil

Certame deve ofertar 40 vagas. Edital de abertura deve ser divulgado em outubro de 2021.



Após ter acontecido o concurso PC AL (Polícia Civil do Estado de Alagoas), para que fossem preenchidas 500 vagas para diversos cargos ofertados, a expectativa agora é outra. Isso pois é esperado que o edital para a carreira de delegado de polícia seja liberado em breve. Ao todo, devem ser ofertadas 40 vagas para a posição em questão, que exige nível superior com formação em Direito. A remuneração para este cargo é de R$ 20.944,97.

De acordo com o que foi divulgado pelo secretário de planejamento, gestão e patrimônio do estado, Fabrício Marques Santos, a publicação para este novo edital já conta com uma previsão. Ao que tudo indica, este documento será divulgado pelo órgão responsável até o final do mês de outubro deste ano. A banca organizadora do concurso em questão ainda deverá ser divulgada em breve e oficializada. Entretanto, ao que tudo indica, deverá ser mantida na mesma empresa que foi responsável pelo concurso anterior, a Cebraspe.

As informações a respeito do concurso, que foram divulgadas de forma preliminar, apontam que a prova para delegado contará com questões objetivas que devem ser feitas pelos candidatos a respeito de vários conteúdos, como:

– Direito Penal



– Direito constitucional

– Direito Processual Penal

– Direito Civil

– Legislação complementar

– Direito Administrativo

– Medicina Legal

– Língua Portuguesa

– Informática

Já a prova discursiva para o cargo em questão deve contar com alguns temas como direito penal, direito constitucional e direito processual. Também será feito um teste físico, onde o candidato deverá passar por barra, flexão de braços, flexão abdominal e corrida de 12 minutos. Em seguida, os candidatos terão que passar por alguns exames laboratoriais e médicos, bem como avaliação psicológica, análise de títulos e investigação social, além de curso de formação.

O último concurso que foi feito pela PC AL aconteceu no ano de 2012. Na ocasião, foram oferecidas 400 vagas, entre elas 240 eram para agentes, 120 para escrivãos e 40 eram dedicadas para o cargo de delegado. A organizadora neste momento foi a Cebraspe, e a seleção contou com provas objetivas e discursivas que foram aplicadas para os candidatos. Também foram executadas provas de aptidão física, bem como outras questões, como avaliação prática de digitação para o cargo de escrivão, avaliação psicológica, análise de títulos para delegado, e outros pontos importantes como investigação social e a conduta pessoal, além dos exames médicos que também são necessários para os cargos em questão.

Os candidatos que forem aprovados ao longo de todo o processo pela qual é preciso passar para os cargos em questão, precisarão passar por uma segunda etapa. Neste caso, este processo será voltado para um curso de formação policial. Todos os candidatos que passarem no processo seletivo até este momento terão que passar por este curso para prosseguirem e assim conseguirem ser aprovados de fato para o cargo que executarão.

As próximas etapas do concurso deverão ser divulgadas ao longo das próximas semanas. Os interessados no concurso devem ficar atentos pois é esperado que os detalhes a respeito do edital e da banca organizadora venham a ser divulgados em breve. É esperado que com o edital os candidatos tenham uma atualização a respeito de como será feito o concurso desta vez, e se haverão mudanças ao longo do processo em relação ao último que foi feito.

Outros pontos importantes a respeito da inscrição também deverão ser informados no momento em que o edital for divulgado, bem como os valores de taxas para cada um dos cargos, que devem sofrer com algumas alterações a depender do cargo que está sendo aplicado pelo candidato. Estes próximos detalhes deverão ser divulgados em breve.

Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *