Concurso CGU 2021 – Novo Edital é Autorizado

Categorias: 2021 - CGU - Concursos 2021 - Concursos Públicos

Seleção deve ofertar 375 vagas de nível médio e superior.



Nesta última terça-feira (27) foi publicada através do diário oficial da União uma autorização para que seja feito um novo concurso CGU (Controladoria Geral da União). De acordo com o que foi divulgado até o momento, o certame contará com 375 vagas, que são correspondentes ao total do que foi solicitado pelo Ministério da Economia, em acordo com o que havia sido divulgado anteriormente pelo ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário.

Entre as oportunidades, 300 serão dedicadas ao cargo de auditor fiscal de finanças e controle e outros 75 serão para ocupar posições na área de técnico de finanças e controle. No caso do técnico, para poder concorrer a vaga é preciso que o candidato tenha ensino médio completo, a remuneração inicial para este cargo é de R$7.283,31. Para as vagas de nível superior, para carreira de auditor, o salário inicial será de R$19.197,06.

A autorização que foi divulgada agora também reforçou a respeito do prazo para que seja de fato divulgado o edital. De acordo com o que foi informado, este processo deverá acontecer em cerca de seis meses. Ou seja, o edital deverá ser publicado até janeiro do ano de 2022 ao que tudo indica.

O último levantamento funcional destacou que há uma real necessidade na CGU, entretanto, o número necessário de funcionários seria bem superior ao de vagas que estão sendo ofertadas neste momento através do novo processo seletivo que será feito. O órgão atualmente conta com 3.146 vagas em aberto para as posições destacadas, entre estas seriam 1.681 para técnicos e outras 1.465 para auditores.



O último concurso que havia sido realizado pela CGU aconteceu no ano de 2012. Nesta ocasião o órgão havia ofertado 250 vagas para serem preenchidas nos cargos de analista de finanças e controle. A seleção era destinada a áreas como: administração (18 vagas), comunicação social (4), correição (12), auditoria e fiscalização – infraestrutura (22), auditoria e fiscalização – geral (118), prevenção e ouvidoria (30), TI – sistemas (32) e TI – infraestrutura (14).

A lotação nesta ocasião foi para o Distrito Federal, e outros estados como Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia e Roraima. A seleção ainda contou com algumas provas objetivas que foram feitas se baseando em conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos especializados. Em relação ao conteúdo de conhecimentos básicos, a prova contou com alguns temas como língua portuguesa, língua inglesa ou espanhola, administração pública e raciocínio lógico, quantitativo e analítico.

Já as provas de conhecimentos específico contaram com conteúdos voltados para o direito constitucional, AFO e direito administrativo. Por fim, o conteúdo especializado, que variou de acordo com o cargo que estava sendo desejado pelo candidato na ocasião.

Os novos passos para o concurso deverão ser divulgados em breve pelo órgão. O edital, ao que tudo indica terá um prazo máximo para ser divulgado até janeiro do ano de 2022. Entretanto, caso haja necessidade há a possibilidade de um adiantamento por parte do órgão. Mais detalhes a respeito de como será o processo, e informações pertinentes como a banca organizadora entre outras questões importantes deverão ser informadas neste período.

Além disso, o edital terá como finalidade também informar a respeito de mais detalhes das posições que os candidatos desejarem se aplicar, como serão feitas as inscrições para o processo, locais de prova, onde os candidatos poderão se inscrever, os documentos necessários que devem ser fornecidos no momento da inscrição e posteriormente para comprovação da posição ao qual estão se aplicado.

Também são esperados alguns outros detalhes importantes como o valor da taxa de inscrição, que deverá variar de acordo com a posição, como existem dois cargos disponíveis para os processos, a nível médio e superior, pode acontecer de os valores serem diferenciados. Desta forma, mais detalhes serão divulgados em breve e os candidatos devem ficar atentos aos canais de divulgação.

Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *