Concurso Sefaz RR 2021 – Comissão Organizadora é Formada

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Rondônia - Sefaz

Inscrições devem ser abertas a partir da segunda quinzena de agosto de 2021.



Na última quinta-feira (22), mais um passo foi dado para que aconteça a publicação do edital do concurso Sefaz RR (Secretaria da Fazenda do Estado de Roraima). Na ocasião citada, foi publicada a portaria 586, em diário oficial. O documento partiu do secretário adjunto da fazenda, Manoel Sueide Freitas, responsável por organizar uma comissão responsável por acompanhar o contrato com a banca organizadora do concurso, que será o Cebraspe.

De acordo com as informações divulgadas até o momento, a publicação do edital do Sefaz RR, que marcará a abertura das inscrições para o concurso, acontecerá até a segunda quinzena do mês de agosto. Assim, espera-se que em breve novas informações sejam confirmadas pelos responsáveis pelo concurso.

Segundo o que já foi informado, serão ofertadas 30 vagas para os interessados. Elas se referem ao cargo de auditor fiscal de tributos estaduais. Vale ressaltar que 20 dessas vagas serão para preenchimento imeditado dos postos de trabalho e as outras 10 serão destinadas à formação de cadastro de reserva de pessoal.

Outros pontos que também já foram devidamente esclarecidos se referem à escolaridade necessária para concorrer a uma vaga no concurso da Sefaz RR. Conforme o divulgado, será necessário que os candidatos possuam ensino superior. Por outro lado, a remuneração inicial para os aprovados ainda não foi divulgada, mas estima-se que ela seja cerca de R$ 20 mil.



Vale pontuar que Marcos Jorge, o secretário da Fazenda, chegou a destacar que o certame tem previsão de conclusão para esse ano. Assim, logo após a sua conclusão, a convocação e a nomeação dos aprovados acontecerá. Quem for aprovado no concuso da Sefaz poderá ser apontado para trabalhar em Boa Vista, a capital de Roraima ou em algum outro município do estado no qual a Sefaz RR tenha um posto de fiscalização precisando de novos funcionários.

Segundo as informações do projeto básico, o concurso contará com uma série de provas objetivas sobre as seguintes disciplinas: Direito tributário e legislação tributária, Língua portuguesa, Estatística, Economia, Matemática, Contabilidade pública, Direito constitucional, Direito penal e comercial, Contabilidade geral, Direito administrativo, Contabilidade comercial, Contabilidade de custos e Direito civil.

Vale informar ainda que as provas devem acontecer na cidade de Boa Vista. Posteriormente, aqueles que forem aprovados precisarão passar por um curso de formação que acontecerá na mesma localidade antes de assumir os cargos na Sefaz RR.

É possível afirmar que o último concuso da Secretaria da Fazenda de Roraima aconteceu ainda no ano de 2006. Na ocasião citada, foram oferecidas também 30 vagas para a mesma carreira e a remuneração inicial para os aprovados foi de R$ 5.484,09.

O concurso em questão também foi destinado às pessoas com formação em nível superior e para as áreas de direito, ciências contábeis, administração e economia. Na ocasião, a banca responsável pelas provas foi o Centro de Extensão, Treinamento e Aprimoramento Profissional (Cetap).

Assim como se espera do concurso que acontecerá esse ano, em 2006 a prova foi composta por uma parte objetiva e um curso de formação profissional para os candidatos aprovados. À época, a parte objetiva do exame contou com 60 questões. Entre elas, 10 eram de língua portuguesa, 25 voltadas para os conhecimentos gerais e as demais para os conhecimentos específicos de cada área.

Em termos de peso, vale citar que língua portuguesa teve peso 1. Conhcimentos gerais, por sua vez, teve peso 1,6 e, por fim, a prova de conhecimentos específicos teve peso 2, sendo a mais importante para que os candidatos garantissem a sua aprovação. As informações sobre o novo concurso ainda não foram divulgadas, mas espera-se que ele siga a mesma lógica em termos de peso que a apresentada na última edição.

Amanda Guimarães Faria



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *