Concurso Depen MG 2021 – Banca Organizadora é Selecionada

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Depen - Minas Gerais

Certame deve ofertar vagas para Policial Penal. Edital deve ser publicado em breve.



Mais um concurso, de grande importância, está próximo de ser efetivado. O próximo edital vai promover o certame para cargo no Depen (MG) ou Departamento Penitenciário do Estado de Minas Gerais. O passo final está próximo de ser dado para a promoção das vagas. Em realidade, as negociações finais estão fechadas, já com publicação em edição especial do Diário Oficial, apresentando o contrato com a instituição que exercerá a função e banca organizadora, no caso o Instituto Selecon.

Conforme declaração da subsecretaria de inteligência e de atuação integrada, o texto do edital só precisa de uns ajustes finais antes da liberação definitiva para o início do mês de agosto. Portanto, todas as pessoas interessadas, residentes no Estado mineiro precisam estar atentas.

A quantidade de postos a serem disponibilizados é encorajadora, em torno de 2.420 cadeiras para a função de policial penal. A distribuição segue o seguinte critério: serão 1.944 postos reservados aos profissionais do sexo masculinos e 476 vagas reservadas às profissionais do sexo feminino. Este tipo carreira tem por exigência a apresentação de certificado de conclusão em ensino médio. O valor inicial dos salários é de 4.631 reais.

Ainda conforme a mesma nota da secretaria de Estado, dado que a meta é publicar definitivamente o texto do edital nos primeiros dias do mês de agosto, os cadernos de provas serão aplicados, muito provavelmente entre os últimos dias do mês de setembro e início de outubro. Segundo a nota, a primeira fase dos testes será a aplicação das questões objetivas e a prova de redação, ou dissertativa. Completando as informações, este certame não será de tipo regional, é estadual, ou seja, serão, pelo menos, 16 municípios para distribuição das vagas.



Sobre o itinerário das fases do processo de seleção, segue:

Este certame do Depen (MG) será realizado em seis fases distintas, conforme a nota emitida da subsecretaria, segue a estrutura:

– Inicia com a aplicação dos cadernos de questões objetivas e o bloco de questões dissertativas, de tipo eliminatório e classificatório;

– Segue com a fase dos testes, ou exames, que aferem a aptidão psicológica e a psicotécnica, apenas de tipo eliminatório;

– A fase dos exames de saúde, somente de tipo eliminatório;

– A fase dos testes que aferem a capacidade de condicionamento físico, somente em caráter eliminatório;

– A etapa da investigação social, histórico da vida social, de tipo eliminatório;

– A realização do programa para formação técnica e graduação profissional, que será de tipo eliminatório e classificatório. Os concorrentes que apresentarem melhor desempenho serão aprovados.

Este programa para formação profissional está programado para ser executado em 680 horas de aulas, distribuídas em um espaço de tempo compreendendo 110 dias, em torno de quatro meses. Ao longo desta fase de graduação, cada concorrente terá direito de receber a bolsa salário no teto de 2.315 reais, sendo essa soma a metade da remuneração inicial dessa carreira. Vencimentos altos.

Sumarizando os dados essenciais:

Novo certame vai prover cargos efetivos no Depen de MG, ou órgão do Departamento Penitenciário do Estado de Minas Gerais; serão ocupados em torno de 2.420 postos, sendo 1.944 vagas masculinas e 476 vagas femininas; não foi anunciada, ainda, a taxa para cadastro; função na área de Agente Penitenciário; departamento de atuação é o da Segurança Pública; grau acadêmico exigido: nível médio; o vencimento inicial está em 4.631 reais; a banca organizadora está nas mãos do Instituto Selecon; todos os postos serão lotados no Estado de Minas Gerais, em 16 distritos mineiros.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *