Concurso Exército Brasileiro 2021 – Inscrições Abertas

Categorias: 2021 - Concursos Públicos - Exército

O Exército Brasileiro está com as inscrições abertas até o dia 17 de agosto de 2021 em seu novo Concurso Público para o IME.



O Exército Brasileiro abriu 92 vagas para seu quadro ativo e de reserva. É uma grande oportunidade para quem sonha em ter a estabilidade de um cargo nas Forças Armadas Brasileira.

• Conheça as vagas

As vagas são para o IME – Instituto Militar de Engenharia, sendo divididas entre 80 vagas para militares da ativa e 12 para o quadro de reserva. O processo será para a formação de oficiais (graduação). Os candidatos poderão ser de ambos os sexos e idade mínima de 16 anos, completados até dezembro/2022. Já a idade máxima é de 21 anos para ativa e 22 para o quadro de reserva.

A duração do curso é a mesma de uma graduação normal em engenharia, cinco anos. Durante esse período o estudante recebe uma ajuda de custo no valor de R$ 1.334,00 bem como fardamento e vagas em alojamento.



As especialidades oferecidas neste concurso são todas da cadeira de engenharia, com as seguintes especialidades:

– Fortificação e construção;

– Eletrônica;

– Comunicações;

– Elétrica;

– Mecânica;

– Armamento;

– Mecânica de automóveis;

– Materiais;

– Química;

– Cartografia;

– Computação

As provas serão aplicadas em 10, 25, 26, 27 e 28 de outubro e serão aplicadas provas de Matemática, física, química, português, inglês e redação.

Informações mais detalhadas, acesse: https://inscricoes.ime.eb.br/cfg.

• O sonho da carreira militar

Muitos jovens brasileiros sonham com a carreira militar. Além de todo o glamour da farda e da autoridade imposta pela mesma, existe um grande atrativo: os salários! Hoje a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros na faixa de 18 a 24 anos está em 29,8% e por isso ter um cargo com estabilidade e com salários atrativos seduzem uma boa camada dos jovens de nosso País.

O fato das escolas militares basearem suas aprovações somente em avaliações acadêmicas e físicas, faz com que todos se igualem em oportunidades, independente de classe social, raça ou gênero. Isso democratiza o processo e anima jovens a conseguiram uma oportunidade de mudar suas realidades.

O alto nível do ensino aplicado nas universidades militares também é outro atrativo para os jovens. Muitos, inclusive, usam o prestígio dos cursos feitos nos institutos militares para conseguirem uma colocação em empresas conceituadas do mercado.

• A importante do IME – Instituto Militar de Engenharia

O IME surgiu da união entre Escola Técnica do Exército com o Instituto Militar de Tecnologia, em 1959. O Instituto sempre brilhou no mercado por ter formado gerações de engenheiros, civis e militares, que sempre se destacam no mercado por sua competência e habilidades especiais. É importante também ressaltar a qualidade de professores que o IME fornece as universidades do brasil e do mundo.

Para conseguir tamanho sucesso, o IME conta com um Corpo Docente do mais alto nível, composto por professores, mestres e doutores, vários inclusive com pós-graduação em universidades internacionais.

Em 1964, o IME começou a admitir civis que se formavam oficiais da reserva. No ano de 1997 o IME começou a aceitar mulheres em seu corpo de estudantes. O acesso aos cursos oferecidos pelo IME é realizado em total igualdade com os homens.

Hoje o IME forma uma legião de engenheiros que gozam de grande prestígio no mercado. Formando engenheiros militares e civis, o IME dá a seus formandos a chancela de competência. Isso faz com que, após a conclusão do curso, esses profissionais possam escolher ficar no serviço militar ou seguir a carreira na iniciativa privada.

O IME é sem dúvida um orgulho nacional.

Por Cíntia Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....