Novo Concurso do TJ MG 2021 – Banca Organizadora é Selecionada

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Minas Gerais - TJ-MG - Tribunal de Justiça

Certame será organizado pelo Instituto Consulplan. Edital deve ser publicado em breve.



A banca organizadora para o concurso do TJ MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) foi definida, e será realizada pelo Instituto Consulplan. Os cargos que estão sendo ofertados neste concurso, de acordo com o que foi divulgado anteriormente, são para áreas de apoio do órgão em questão.

Esta nova seleção está sendo aguardada desde 2019. Nesta ocasião, inclusive, já contavam com cargos em relação a banca organizadora definidos. Entretanto, na época em que foi divulgado, acabou não ocorrendo de fato o concurso. Isso aconteceu devido a uma reestruturação pela qual o órgão passou no ano destacado.

Nesta época em que o concurso havia sido anunciado, a expectativa era para que fossem feitos dois concursos. Estes seriam dedicados para 1ª e 2ª instâncias. Mas, o processo acabou passando por uma suspensão quanto aos seus preparativos para acontecer. Esta pausa foi com o objetivo de unificar carreiras. Isso, no entanto, ocorreu apenas no dia 16 de dezembro de 2020.

Antes mesmo que ocorresse a unificação já existia uma definição a respeito da oferta de vagas que aconteceria nas carreiras de oficial e técnico judiciário. A deliberação agora é de que o novo edital seja para cargos de técnico e analistas judiciários.



Estes serão dedicados inteiramente para as pessoas que contem com ensino médio e nível superior, de acordo com as informações que já foram divulgadas a respeito do concurso. A comissão organizadora para este novo concurso será presidida pelo vice-presidente do órgão, Tiago Pinto, que também é desembargador.

A comissão também contará com as desembargadoras Ângela de Lourdes Rodrigues e Paula Cunha e Silva. O servidor Marcelo Caldeira Gandra também fará parte do processo juntamente com os demais citados.

O último concurso para o TJ MG que foi realizado, aconteceu no ano de 2017. Deste então, aguardava-se novamente a disposições a respeito de um novo concurso para o órgão. Na ocasião em que aconteceu, as seleções aconteciam de forma diferenciada, que iam de acordo com a respectiva instância da época.

As oportunidades que foram dispostas nesta ocasião foram apenas para a 1ª instância, e os candidatos deveriam contar com nível médio para se inscreverem para tal. A oferta neste último concurso havia sido de 15 cargos. Entre eles, dez eram para ocupar a posição de oficial de apoio judicial, e outras cinco eram para oficial judiciário. Estes cargos, entretanto, não existem mais dentro do quadro de pessoal do órgão em questão. Isso aconteceu devido a reestruturação pela qual o TJ MG passou, que foi o motivo pela qual não aconteceram mais concurso do órgão.

A seleção entretanto ainda está em prazo de vigência, e conta com nomeações que estão sendo analisadas pelos responsáveis para que ocorram após a restrição em relação as contratações que ocorreu em decorrência da pandemia do Covid-19, e as modificações que provenientes deste período.

Os candidatos que desejarem se inscrever para o concurso deverão ficar atentos a respeito dos próximos passos, onde mais detalhes serão dados. Agora com a formação da banca para o concurso, é esperado que em breve outras informações sejam divulgadas pelos responsáveis, como a inscrição em si, os valores e a forma como o concurso acontecerá desta vez.

O concurso havia sido autorizado no dia 13 de novembro de 2019, e desde então vinha passando por etapas a respeito dos processos necessários para sua realização. Agora, com a formação da banca, novas datas serão divulgadas pelos responsáveis, mas, ao que tudo indica, a divulgação dos resultados está sendo planejada para acontecer no dia 31 de dezembro de 2023.

Entre os próximos passos, o órgão poderá informar mais a respeito dos cargos de forma clara, para que os candidatos tenham ciência a respeito das responsabilidades e do que deverão realizar para se preparar para a prova, que terá sua data divulgada em breve.

Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *