Novo Concurso da Marinha Mercante 2021 – Vagas para Aquaviários

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Marinha - Marinha Mercante - Marinha do Brasil

Seleção oferece 45 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 5 de julho de 2021.



O novo concurso de escala nacional proverá cargos no órgão da Marinha Mercante, para cargos na função de aquaviários. O documento de edital oficialmente publicado, explica que a gestão da Marinha Mercante está disponibilizando 45 postos efetivos que, inicialmente, serão exercidos em cursos para formação dos servidores aquaviários.

Para melhor compreender a distribuição dos cargos, segue a organização abaixo:

O critério adotado, em conformidade com as necessidades do órgão, vai alocar os cargos em funções específicas dentro do processo de formação dos marinheiros fluviais. No setor de convés serão preenchidos 15 postos; para o setor de marinheiro fluvial que opera nas máquinas serão ocupados mais 15 postos e para a seção de cozinheiros, taifeiros, enfermeiros e de auxiliares em saúde os demais 15 postos.

O requisito básico para todos os futuros candidatos é a posse de certificado de conclusão, no mínimo em três níveis: ensino fundamental, ensino médio e formação técnica.



Período de cadastro:

O prazo para efetuar as inscrições finaliza no dia 5 do mês de julho, deste ano, 2021. O cadastro deverá ser efetuado de modo presencial, dirigindo-se ao Centro Técnico Oficial para Formação de Fluviários na Amazônia Ocidental, ou CTFFAO, localizado na Rua Marquês de Santa Cruz, número 246, no Centro, cidade de Manaus, Estado do Amazonas. A taxa para inscrição está estipulada em um valor simbólico de oito reais.

Itinerário do processo seletivo para cargos no órgão da Marinha Mercante:

Os concorrentes, devidamente inscritos, serão submetidos aos testes básicos como em qualquer outro certame, iniciando pelas provas objetivas e dissertativas, segue o cronograma da sequência dos exames:

A – A aplicação dos cadernos de provas objetivas, que serão realizadas no padrão classificatório e eliminatório versando em matérias de conhecimentos de língua portuguesa e em matemática;

B – A aplicação dos testes, ou provas que aferem aptidão física, apenas em caráter eliminatório;

C – A fase final que compreende a necessária apresentação dos necessários documentos pessoais e de registro da matrícula.

Histórico da instituição:

O órgão da marinha mercante constitui um importante conjunto de organizações, de cidadãos profissionais, de embarcações e demais outros recursos inteiramente voltados às indispensáveis atividades marítimas, atividades fluviais e as atividades lacustres dentro do setor civil. A instituição da marinha mercante, portanto, é um braço civil do órgão maior que é a Marinha.

As subdivisões em que a marinha mercante, normalmente, hierarquizada são três, conforme segue abaixo:

1 – A seção da Marinha de Comércio: inteiramente destinada aos trabalhos em caráter econômico para o transporte dos passageiros e de cargas via mar, em rios, em lagos e nos demais canais existentes;

2 – A seção da Marinha de Pesca: inteiramente voltada às atividades da pesca;

3 – A seção da Marinha de Recreio: este departamento está inteiramente voltado aos exercícios de desportes náuticos e demais outras atividades em âmbito recreativo.

Sumário das informações essenciais deste concurso:

Novo certame para cargos no Órgão da Marinha Mercante do Brasil. Serão preenchidos 45 postos efetivos fia curso de formação de servidores; o valor da taxa de inscrição é de apenas oito reais; ocupação a ser exercida: Aquaviário. Departamento de atuação: as Forças Armadas; graus de escolaridade exigidos: em Ensino Fundamental, em Ensino Médio e em Formação Técnica. Vencimentos e benefícios em plena conformidade com a lei constitucuinal.

Estados de lotação: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Cará, Capital Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....