Concurso Banco do Brasil 2021 – O Que Estudar para Prova?

Categorias: 2021 - Banco do Brasil - Concursos 2021 - Concursos Públicos

Confira aqui aos principais temas de estudo para o Concurso do Banco do Brasil 2021.



Depois um extenso período de expectativa, finalmente foi publicado o documento de edital do certame do Banco do Brasil. A função a ser preenchida é no cargo de escriturário, ramificando-se nos setores de agente em tecnologia e em agente comercial. É muito importante frisar que o número total de vagas é de 4.480, cujo critério de distribuição será o seguinte: 2.240 postos de preenchimento imediato, permanecendo os demais 2.240 para cadastro reserva.

Requisitos essenciais: todos os concorrentes inscritos deverão apresentar, no mínimo, certificado de conclusão em ensino médio. O valor inicial dos vencimentos está no teto de 3.022 reais; o expediente de trabalho compreende 30 horas por semana.

Sobre o cadastro de inscrição para esse processo de seleção, segue a orientação:

A inscrição para concorrer a cargo no certame do Banco do Brasil finaliza no dia 28 do mês de julho. O cadastro deverá ser efetuado por meio de acesso à página oficial da banca organizadora desta seleção, no caso, a Fundação Cesgranrio. A taxa do cadastro está estipulada no valor bastante acessível: 38 reais.

Sobre o conteúdo programático. Os cadernos de provas objetivas e de redação, neste concurso, estão marcados para aplicação no dia 26 de setembro, 2021. As questões objetivas serão em número de 75 questões, das quais 25 versando em conhecimentos básicos e as demais 45 em conhecimentos específicos.



Distribuição das matérias:

O segmento que abrange conhecimentos básicos comporá o caderno das seguintes matérias:

Em língua portuguesa, com 10 questões; em língua inglesa, com cinco questões; em matemática, com cinco questões e em atualidades sobre o mercado financeiro, com cinco perguntas.

Para a função de Escriturário como agente de tecnologia e como agente comercial:

Questões em Língua Portuguesa, abrangendo o seguinte: capacidade de interpretação e textos, ortografia oficial, que inclui: classe de palavras, sintaxe, pontuação e sinais, regência e concordância verbal, concordância nominal, norma culta, classificação das orações. A colocação dos pronomes, ou seja, oblíquos, átonos, incluindo a próclise, a mesóclise e a ênclise.

Em matéria de Língua Inglesa: Apresentar domínio sobre grande parte do vocabulário que é fundamental e sobre os aspectos gramaticais mais essenciais de modo a se compreender os textos e solucionar as questões.

Em matéria de Matemática: questões versando em números inteiros, em números racionais e números reais; na área de problemas em contagem. Na área de sistema legal das medidas; em razões e proporções; na divisão de proporções; em regras de três simples e regras compostas; nas porcentagens; em lógica proposicional; em conjuntos; na área de relações e de funções; em polinomiais; nas funções exponenciais e nas logarítmicas; nos sistemas lineares; na área de progressão aritmética e geométrica.

Em matéria de Atualidades no Mercado Financeiro:

Setor de bancos nessa Era Digital; internet banking; o mobile banking e o open banking; padrões atuais em negócios bancários; setor de fintechs, de startups e de big techs; nos sistemas dos chamados bancos sombra; as diversas funções da moeda; dinheiro e créditos na atualidade digital, incluindo o blockchain, os bitcoins e as novas criptomoedas; sobre marketplace; os arranjos para pagamentos; os sistemas dos pagamentos instantâneos, ou seja: PIX; as segmentações e interações digitais; o processo de evolução digital histórico sobre o Sistema Financeiro internacional; noções básicas na área de Agente de Tecnologia.

Outras matérias são:

Na área de Probabilidade e Estatística; na área de Conhecimentos Bancários; no setor da Tecnologia de Informação, abrangendo noções em algoritmos para aprendizados supervisionados e também não supervisionados; entendimento básico no processamento da linguagem natural.

Para o cargo de Agente Comercial, basicamente, as matérias serão as seguintes: noções em Matemática Financeira; em Conhecimentos Bancários; em Conhecimentos na área de Informática e no setor de Vendas e Negociação.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *