Concurso PM RJ 2021 – Vagas no CFO

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Polícia Militar - Rio de Janeiro

Inscrições podem ser feitas até o dia 27 de julho de 2021.



Novo concurso público de grande relevância está oficialmente aberto: a seleção para PM (RJ).

Deste modo, na última sexta-feira, dia 25 deste mês de junho, foi publicado, oficialmente, o documento do edital que dá início ao certame da PM (RJ), ou órgão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Estão sendo comtemplados 32 postos efetivos para ingresso inicial no chamado CFO, o Curso para Formação de Oficiais. O período de cadastro de inscrição inicia no dia 28 deste mês.

Sobre os requisitos básicos, seguem as informações:

Portar diploma de formação universitária na área de Direito; estar em idade entre os 18 e os 30 anos; possuir altura de no mínimo 1,60 metros, para as candidatas do sexo feminino, e 1,65 metros para os candidatos do sexo masculino.

Ao longo deste necessário curso de formação, todos os aspirantes terão direito a receber vencimento no valor de 3.146 reais. Assim que estiverem formados, todos os cadetes passarão para a ocupação de Segundo Tenente, e os salários então subirão para o valor de 7.051 reais.



O critério de distribuição dos cargos será o que segue: 23 vagas na escala de ampla concorrência; seis vagas destinadas aos candidatos autodeclarados afrodescendentes, ou para os de origem indígena, e as demais três vagas para os candidatos diagnosticados como hipossuficientes.

Para se cadastrar nesse certame, siga as instruções:

Todas as pessoas que apresentem perfis compatíveis com as exigências poderão inscrever-se na seleção. O prazo final é o dia 27 do mês de julho, por meio de acesso ao site oficial da instituição que atua como banca organizadora: https://conhecimento.fgv.br/. O valor da taxa está estipulado em 75 reais.

Como foi indicado acima, a instituição que rege o concurso é a Fundação Getúlio Vargas. Todo tipo de dúvida que eventualmente surgir, entre os candidatos, poderá ser solucionada por meio de contato com os atendentes da banca, incluindo telefone e e-mail corporativo: Tel. 0800 283 4628; o e-mail: concursopmerj21@fgv.br.

Itinerário das provas deste certame, conforme o edital:

Os cadernos das provas objetivas, bem como das provas discursivas, serão ministrados no dia 12 do mês de setembro. O bloco de questões objetivas conterá 70 perguntas em caráter de múltipla escolha; a prova dissertativa compreenderá três questões em forma de redação. Todo o conteúdo programático inclui as seguintes matérias:

Sobre direito administrativo; versando em direito constitucional; matéria de direito penal; em direito processual e penal; na área de direito penal militar e em matéria de direitos humanos.

Junto dos dois cadernos de provas escritas, a outra fase da avaliação, pelo mencionado CFO, todos os concorrentes passarão por mais cinco fases, conforme segue:

Os testes de aptidão física; os exames em caráter antropométrico, ou seja, avaliação do peso e medidas; os testes psicológicos; os testes de saúde; a avaliação sobre o histórico social e os documentos necessários.

Este processo de seleção será válido por 60 dias, que serão computados desde a data de homologação do resultado definitivo. Mas, este período tem chances de ser prorrogado por até mais 60 dias, conforme a necessidade do órgão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Sumário das informações básicas:

Novo certame para cargos no setor da Polícia Militar, Estado do Rio de Janeiro; estão sendo disponibilizados 32 cargos; a taxa da inscrição está no valor de 75 reais; vagas para a função de Oficial; setor de atuação: a Segurança Pública; exigência acadêmica: nível superior em Direito; salário compatível com a lei, mais benefícios; banca organizadora: FGV; lotação dos postos na cidade do Rio de Janeiro.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *