Novo Concurso do TCE-RJ 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Rio de Janeiro - TCE

Seleção oferece 25 vagas para técnicos, analistas e procuradores. Edital deve ser publicado em breve.



O novo concurso para o TCE RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) foi autorizado. As portarias que haviam sido divulgadas através do diário oficial, na última segunda-feira (21), agora estão oficializadas.

Para o concurso, estão disponíveis 25 vagas, que deverão ser preenchidas por dez técnicos, dez analistas de tecnologia da informação e cinco procuradores. Através dos documentos divulgados agora, também consta uma determinação a respeito dos presidentes das comissões.

Agora, os próximos passos para o concurso serão determinar os demais membros que farão parte da comissão, para que o processo de elaboração do edital seja iniciado. Em seguida, deverá ser definida a banca que será responsável por avaliar os candidatos em questão.

Após todas estas determinações, o documento afirma que será divulgada uma data para a publicação dos editais para o concurso. As novas informações deverão ser divulgadas em breve logo após a escolha da comissão e demais determinações necessárias para o processo.



De acordo com as disposições, para concorrer ao cargo técnico os candidatos precisarão ter formação no ensino médio. Já para as posições de procurador e analista, é exigido que os candidatos possuam nível superior.

Em relação a vaga de analista, é apontado pelo documento já divulgado que é preciso ter formação em áreas de ciências da computação, engenharia da computação, engenharia de sistemas ou graduação em curso de ciências exatas que conte com pós-graduação em análise de sistemas, além de dois anos de prática na área.

Para a vaga de procurador é necessário que o candidato tenha formação na área de direito. Também é preciso que tenha exercido pelo menos três anos de atividade no campo jurídico. Para esta vaga, a remuneração inicial que foi divulgada até o momento é de R$ 35.462,22.

Os demais cargos até o momento não tiveram suas disposições a respeito de remuneração e outros detalhes divulgados. Espera-se que através do edital, no próximo passo para o concurso ocorrer, que estas informações sejam divulgadas.

Em relação as vagas de técnicos e analistas, a comissão será presidida pelo conselheiro Christiano Lacerda, de acordo com o que foi divulgado até o momento. Para procurador, a presidente será a conselheira vice-presidente Mariana Willeman.

A resolução n°369 a respeito do concurso, do dia 16 de junho de 2021, indicou que foi autorizada a abertura para este concurso, para preencher os seguintes cargos: Analista – Área Organizacional – Especialidade Tecnologia da Informação e Técnico.

O último concurso do TCE RJ ainda está em andamento no momento. Iniciado no ano de 2020, ofertou 40 vagas para serem preenchidas para analista de controle externo e também com a finalidade de preencher vagas para reserva de pessoal para cargos futuros. A banca organizadora na ocasião foi constituída pelo Cebraspe.

Em relação ao cargo de procurador, ofertando agora em novo concurso, a última seleção feita para esta oportunidade aconteceu no ano de 2005. Nesta ocasião foram oferecidas 20 vagas e a banca foi conduzida pelo Ministério Público.

Para os cargos técnicos e de analista de TI, a última seleção que havia sido feita pelo órgão aconteceu no ano de 2012. Neste ano foram ofertadas 15 vagas, entre elas, 11 foram para técnicos e 4 para analistas. A banca organizadora deste concurso foi a Femperj.

Agora é esperado que as novas etapas deste concurso que acontecerá no ano de 2021 sejam divulgadas nas próximas semanas, com detalhes a respeito das vagas, remuneração dos cargos e a respeito do edital, com informações sobre o concurso e suas disposições.

Os candidatos deverão ficar atentos a respeito das próximas etapas de inscrição para o concurso do TCE RJ. Junto com o edital e as novas informações, também serão informados detalhes a respeito das formas como acontecerá a inscrição e seleção do concurso.

Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *