Concurso para Professor em Porto Alegre RS 2021

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Porto Alegre - Professor

Seleção oferta 48 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho de 2021.



Para quem almeja ingressar na carreira pública a oportunidade poder ser esta, a Prefeitura de Porto Alegre – RS anuncia a oferta 42 vagas para professores. As vagas estão divididas entre várias disciplinas e os salários podem chegar a 2,2 mil reais.

Foi disponibilizado o edital do concurso público para docentes, que será realizado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a qual fica localizada no estado do Rio Grande do Sul. O concurso será configurado da seguinte forma, 48 vagas no total, sendo elas divididas entre 5 para a Educação Infantil, 10 para os anos iniciais, 3 para Ciências, Química, Física e Biologia, 5 para Língua Portuguesa, 5 para Matemática, 4 para Artes, 3 para História, 3 para Língua Inglesa e 1 para Educação Especial com Habilitação em Doença Mental.

São diversas áreas, o que aumentam as opções e chances dos participantes, podendo dar a possibilidade de que um mesmo candidato concorra a mais de uma vaga.

Porém. algo precisa ser esclarecido, as nomenclaturas devem ser corretas, na realidade não se trata especificamente de um concurso público, mas sim de um processo seletivo simplificado que visa selecionar candidatos para vagas temporárias, um método de contratação que está sendo cada vez mais realizado pelas administrações públicas. No entanto, por se tratar de um processo seletivo, os meios de ingresso são mais facilitados. Os candidatos não precisarão realizar provas classificatórias escritas e nem ministrar aulas testes; a seleção será feita por meio de análise de documentos comprobatórios de tempo de serviço. Esse é um processo no qual o candidato envia comprovantes de exercício de atuação como professor para a banca examinadora e essa mesma banca realiza uma apuração criteriosa para decidir quem são os melhores colocados e dessa forma estabelecem uma lista de classificação. Esse é o ponto que precisa ser destacado, isso porque o candidato deve se atentar ao edital para verificar qual a maneira correta, quais os anexos e quais os procedimentos corretos para o envio dos documentos comprobatórios.



As remunerações dos cargos variam entre R$ 1.463,61 e R$ 2.264,31 para os que possuem ensino médio e superior. Entretanto, o ensino médio citado no edital trata-se de pessoas que cursaram o ensino médio e possuem complementação pedagógica, ou seja, o extinto curso profissionalizante que era realizado concomitantemente ao colegial e conhecido como magistério.

O processo seletivo não será realizado por nenhuma banca específica, a própria Prefeitura de Porto Alegre realizará os métodos avaliativos.

Outro ponto que é um atrativo para os interessados é o referente à taxa de inscrição, pois não será cobrada nenhuma taxa, o que é um ponto bastante favorável para aquele que está procurando uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho em tempos tão difíceis quanto os nossos.

O candidato deve ficar atento em relação ao período de inscrições, que vai das 09h do dia 21/06/2021 a 17h do dia 25/06/2021. Ao analisarmos, podemos perceber que se trata de um período bem curto de inscrições. As inscrições serão realizadas por meio do endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/concursos.

Para os documentos comprobatórios há também alguns pontos relevantes a serem mencionados. Serão aceitos documentos em forma de declarações expedidos em papeis timbrados pelas escolas nas quais os docentes atuaram e também tempos de serviço comprovados por intermédio de assinaturas em carteiras de trabalho. Essas pontuações diferenciam-se entre elas, pois aquelas exercidas em intuições privadas de ensino valem 1,5 por mês trabalhado, podendo somar o total de 180 pontos e para as exercidas em instituições públicas de ensino temos 2,0 por mês trabalhado, podendo totalizar 240 pontos.

Em suma, mais uma ótima oportunidade de emprego para os concurseiros de plantão, pois todas as condições são favoráveis: sem a aplicação de provas escritas, sem taxa de inscrição e o fator primordial de que a seleção será o tempo de trabalho docente do candidato.

Hugo Mendes Sebastião



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *