Novo Concurso da PM-MG 2021 – Vagas e Inscrição

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Minas Gerais - PM-MG - Polícia Militar

Inscrições podem ser feitas até o dia 14 de julho de 2021.



A Polícia Militar de Minas Gerais está com inscrições abertas para o seu novo concurso público, que está ofertando cerca de 1.600 postos de emprego para o cargo de soldado, com remuneração inicial de quase R$ 4.000,00. Desse modo, se o amigo leitor tem interesse em participar do certame ou conhece alguém que manifeste esse desejo, não deixe de acompanhar as informações abaixo.

Nesta segunda-feira, dia 14 de junho, iniciou-se o processo de inscrição para o concurso da PM MG.

Para participar do processo de seleção, o candidato precisa possuir ensino superior, não importando a qual área de sua formação. Além disso, é necessário ter entre 18 e 30 anos de idade; ter no mínimo 1,60m de altura. É fato que as oportunidades profissionais ainda estão distribuídas de forma desigual em questões relacionadas ao gênero. Isso porque, enquanto há quase 1.490 vagas destinadas a homens, para mulheres esse número cai drasticamente, sendo reservadas aproximadamente 170 vagas às mulheres.

Vale ressaltar que esse total de vagas está distribuído por todo o território do Estado de Minas Gerais. Para quem não sabe, a área que cobre a corporação é coberta por 19 regiões.

O edital coloca ao soldado as seguintes atribuições: participação de treinamentos; promover treinamentos e palestras; participar de eventos cívicos e de solenidades; escrever relatórios; participar de busca e apreensão; procurar foragidos; ir até as prisões; participar de operações policiais; realizam prisão em flagrante; fazer um policiamento de repressão; abordar indivíduos e veículos que apresentam atitudes suspeitas; fazem um policiamento com o intuito de prevenir; atender as ocorrências que chegarem; fazer policiamento ostensivo visando tanto prevenir quanto reprimir a criminalidade, e, dessa forma garantir a ordem, bem como a segurança pública, além de atuar promovendo a paz entre a sociedade, através dos direitos básicos humanos.



Quem se interessa a se candidatar em uma das vagas do concurso público pode fazer a inscrição até o dia 14 do mês de julho. No entanto, a inscrição só será completada quando o participante realizar o pagamento da taxa de inscrição que corresponde ao valor aproximado de R$ 90,00. Sendo assim, para se inscrever é muito fácil, basta clicar no seguinte endereço eletrônico: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/externo/principal.action.

O Centro de Recrutamento e Seleção da Corporação será responsável por organizar todas as etapas do processo de seleção.

Desse modo, um dos melhores métodos de estudo é baixar as provas anteriores e estudar através da resolução de questões, pois, dessa forma, simula-se o tempo, como a matéria é cobrada em forma de questões na prova, quais são os conteúdos que são o ponto forte do candidato e quais são aqueles em que é necessário focar mais.

A prova deverá ser realizada no dia 15 do mês de agosto. Será uma prova objetiva de no máximo 40 questões, de modelo múltipla escolha, sendo realizada no período máximo de três horas.

Os conteúdos cobrados serão: legislação extravagante; direitos humanos; estatística; direito penal militar; direito constitucional; direito penal e língua portuguesa.

É importante atentar-se para os locais de aplicação da prova, isto é, Barbacena, Juiz de Fora, Lavras, Divinópolis, Belo Horizonte, entre outras.

Aqueles que conseguirem aprovação na prova objetiva deverão passar por avaliações psicológicas, exames médicos e testes de aptidão física. Os candidatos que passarem por todas essas etapas devem realizar o curso de formação de soldados. Para quem não sabe, este curso tem duração de sete meses e ocorre em período integral.

Como já é de costume, após o resultado final, o certame poderá ser homologado. Sendo assim, será válido por um ano. No entanto, caso tenha que prorrogar o período de duração do mesmo, isso deve ocorrer apenas por mais de um ano. Por isso, não perca essa oportunidade.

Ana Paula



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *