Novo Concurso da PC-CE 2021 – Vagas para Inspetor e Escrivão

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Púbicos - Polícia - Polícia Civil

Inscrições serão recebidas até o dia 19 de julho de 2021.



A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC CE) está realizando um novo concurso com mais de mil vagas abertas para nível superior. O processo seletivo está em busca de candidatos que possuam nível superior para os cargos de inspetor e escrivão. O salário inicial passa de 3 mil reais.

Foi oficialmente aberto o processo de inscrição no concurso da Polícia Civil do Ceará (PC CE), são cerca de 1.500 vagas que vão se dividir entre as que forem para o cadastro de reserva, que são 1.000, e as que são para preenchimento imediato, 500.

REQUISITOS

A exigência para participar do processo seletivo é de que o candidato possua ensino superior e carteira de habilitação, a partir da categoria que chamam de “B”. As vagas são ofertadas para os cargos de escrivão e inspetor, os salários iniciais serão no valor de 3.732,86 reais, a jornada prevista é de 40 horas semanais.

SOBRE AS VAGAS

São 1.200 vagas para serem ocupadas no cargo de inspetor, sendo 400 delas para o preenchimento imediato, 300 dessas são de ampla concorrência, 20 para pessoas que possuem algum tipo de deficiência e 80 delas são direcionadas a candidatos que têm direito a cotas raciais. Das outras 800 vagas restantes para cadastro de reserva, 600 delas serão para a ampla concorrência, 60 estarão disponíveis para os candidatos que tenham deficiência e 160 para as cotas raciais.



Já para as vagas de escrivão, são ao todo 300 vagas destas, 100 são para serem preenchidas imediatamente, 5 das imediatas vão para pessoas portadoras de alguma deficiência enquanto 20 estão destinadas para as cotas raciais. Os outros 200 postos que sobraram irão ficar para a formação do cadastro de reserva, enquanto 150 delas são destinadas para a ampla concorrência, 10 são para candidatos com deficiência e 40 para as vagas de cotas raciais.

SOBRE AS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO

No dia 4 de setembro ficou marcado como a data onde será realizada a aplicação das provas discursivas e objetivas para as vagas de escrivão do Concurso PC CE, enquanto no dia 5 de setembro serão feitas as para inspetor. Em ambas as ocasiões, o horário previsto para que as avaliações comecem a ser aplicadas está para às 13 horas, ela terá a duração de seis horas, lembrando que é muito importante que o candidato chegue cedo no local de prova, no mínimo uns 40 minutos antes.

Prova objetiva

Na prova objetiva será requisitado 100 questões, 20 delas serão para a área de conhecimentos comuns e 80 serão para os conhecimentos específicos referente aos dois cargos que estão sendo ofertados no concurso, de escrivão e inspetor.

Os temas que serão abordados nas partes sobre conhecimento comum (20 questões) serão: língua portuguesa (com 10 questões) e Informática (com 10 questões também).

Em conhecimentos específicos as áreas exploradas serão: noções de direito penal (com 20 questões); legislação penal extravagante (com 10 questões); noções de direito processual penal (15 questões); noções de direito administrativo (15 questões); noções de direito constitucional (15 questões); legislação específica (5 questões).

Prova discursiva

As provas que serão discursivas contarão com quatro questões acerca do que foi passado dentro do conteúdo programático.

ETAPAS

As provas consistem da 1º etapa, após elas serão realizadas mais quatro fases que consistem em : Teste de aptidão física ; Avaliação psicológica ; Exame Toxicológico ; Curso de formação profissional acompanhado de um teste de Verificação da Aprendizagem. Todos nas respectivas ordens possuem o caráter eliminatório, sendo as provas e o curso também classificatórias.

COMO SE INSCREVER

Para realizar a sua inscrição basta acessar o site pertencente a banca organizadora, que é o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial (Instituto Idecan) aqui. O período de inscrições é do dia 14 de junho de 2021 até o dia 19 de julho, às 23h59min. Para efetuar o cadastro no processo seletivo é necessário pagar uma taxa de participação no valor de 150 reais, que permanece a mesma para ambos os cargos.

Mais informações acerca deste certame é só entrar em contato com a banca organizadora do concurso através do telefone que foi deixado à disposição das pessoas que estão interessadas em se candidatar: (61) 3248 – 7021. Também é possível obter informações através do e-mail deles que é: pcce.concurso@idecan.org.br.

Clara Dória



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *