Concurso para Policial Penal da Secretaria da Justiça de PE 2021 – Previsão

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Pernambuco

Seleção deve ofertar 1.000 vagas de nível superior. Oportunidades serão para contratação imediata e também para cadastro reserva.



A Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco anunciou um novo edital, que oferecerá cerca de 1000 postos de trabalho para o cargo de policial penal. O concurso tem como objetivo destinar à ocupação de vagas para cadastro imediato, como também formação de cadastros para aqueles que apresentam nível superior.

O novo certame foi divulgado na última quarta-feira. Segundo as publicações realizadas em redes sociais, o concurso público deverá oferecer cerca de 1.000 vagas para a função de policial penal, sendo que deste total, 200 vagas são para preenchimento imediato, enquanto as demais 800 vagas serão destinadas para o cadastro reserva.

Foram estipuladas algumas exigências para que os candidatos concorram ao cargo. Isto é, é preciso ter concluído a formação superior, independente da área. Além disso, é necessário que o candidato tenha habilitação da categoria B a diante. A remuneração inicial ainda não foi divulgada. Por isso, é preciso estar atento para novas informações que serão anunciadas logo em breve.

Agora que o certame foi anunciado, a próxima etapa é publicar a portaria autorizativa no diário oficial. Apenas dessa forma, a seleção poderá começar a ser preparada, Dessa forma, a partir disso, é necessário escolher uma comissão organizadora, que tem o objetivo de escolher qual a banca responsável por colocar as etapas de seleção em prática. Com isso, a partir desses trâmites, é possível elaborar o edital do concurso público e liberar as inscrições.



Para quem não sabe, a polícia penal de Pernambuco foi criada em 2020, visando atender uma determinação federal, que objetivou transformar os cargos de agentes de segurança penitenciária em profissionais penais.

Sabe-se que o último processo de seleção da Secretaria de Justiça do Estado de Pernambuco aconteceu em 2017. Naquele ano, foram ofertadas aproximadamente 85 vagas de emprego, que contemplava candidatos do sexo feminino e masculino. Desse modo, o salário inicial oferecido foi de R$ 3.800,00, com os benefícios já incluídos. Na época, a banca organizadora do certame foi o Cespe/UnB, que atualmente é conhecido por Cebraspe.

A seleção ocorreu em várias etapas, isto é, prova de caráter objetivo, prova dissertativa, exames odontológicos e médicos, testes para avaliar a aptidão física, teste de avaliação psicológica, investigação social do candidato, em busca de processos contra o candidato e, por fim, a avaliação do curso de formação do mesmo.

A prova objetiva foi constituída por 60 questões, sendo cobrado os seguintes conteúdos: legislação especial, direito processual, penal, constitucional, administrativo, raciocínio lógico, noção básica de informática e língua portuguesa.

Nos dias de hoje, as pessoas têm visto no concurso público uma forma de ter melhores condições financeiras e de vida. Isso porque, não é de hoje que o Brasil passa por grave crise no setor econômico, que acaba por infringir o mercado de trabalho. Tendo isso em vista, e diante da crise gerada pela pandemia de Covid 19, o cenário piorou drasticamente. Muitas empresas, indústrias e comércios tiveram que fazer um corte de funcionários e aquelas que conseguiram se manter sem realizar demissões, hoje em dia, não conseguem mais fazer contratações. Por isso, os concursos públicos tornaram-se ainda um meio mais viável.

No entanto, para conseguir ser selecionado, é necessário ter grande preparo. Isso porque, além de passar nas provas de conteúdo teórico, em que o participante precisa dedicar boa parte de seu tempo estudando conteúdos densos, também é preciso estar em consonância com a preparação física, a fim de buscar a aprovação no teste de aptidão. Há pessoas que tem grande facilidade em conciliar ambos, porém, a maioria encontra dificuldade, pois acaba focando mais em apenas um deles. Além disso, como se não bastasse, é importante manter o bem estar psicológico, uma vez que este também será avaliado.

Ana Paula



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *