Novo Concurso para Juiz Substituto do TJ-PR 2021

Categorias: 2021 - Paraná - TJ-PR - Tribunal da Justiça

Inscrições podem ser feitas até o dia 14 de junho de 2021.



O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná está com um total de 12 vagas em aberto para o cargo de Juiz Substituto. Esse preenchimento irá acontecer com 9 (nove) vagas para ampla concorrência, 2 (duas) para pessoas negras ou pardas e uma para pessoa com deficiência.

As inscrições já começaram no último dia 09 e vão até às 16 horas (horário oficial de Brasilia) do dia 14 de junho. Já a taxa de inscrição terá um valor de R$ 288,84 (duzentos e oitenta e oito reais e oitenta e quatro centavos) e deverá será paga até o dia 15 de julho de 2.021.

Para concorrer, os interessados devem ser brasileiros, ou conforme as regras de naturalizados ou nacionalidade portuguesa, ter no mínimo 18 (dezoito) anos completo, estar em dia com os seus direitos políticos e também com a justiça eleitoral, no caso de homem, sem pendências nas autoridades militares, não ter sido preso ou ter qualquer tipo de condenação criminal ou civil, estar apto fisicamente e mentalmente, com exceção das PCD, cumprir as normas do edital em questão, ser bacharelado, graduado a pelo menos três anos ou em exercício em atividades jurídicas, estar ciente que, deverá entregar todos os documentos exigidos e autorizar a investigação sobre o preenchimento dos requisitos indispensáveis ao exercício da magistratura.

Quanto ao concurso, as provas serão realizadas na cidade paranaense de Curitiba com uma quantidade não divulgadas de lugares para as provas, caso a quantidade de inscritos for maior do que essa quantidade, cidades vizinhas a capital do estado de Paraná receberão os inscritos excedentes para os exames, onde o deslocamento e também todos os custos, seja de hospedagem ou qualquer outro, serão de responsabilidade do próprio candidato. Aliás, as provas serão feitas em duas etapas, tendo um total de 3 (três) avaliações.



A primeira avaliação é a prova escrita objetiva, que está prevista para o dia 19 de setembro. Ela terá um total de 100 (cem) questões de múltipla escolha contendo cinco alternativas para a resposta. Essa jornada irá se dividir em três blocos, que irão se agrupar em áreas de conhecimento da profissão.

Na segunda etapa, duas provas serão aplicadas, uma discursiva, que terá duas dissertações e seis questões, e outra com duas práticas de sentenças, uma de natureza cível e outra criminal.

Na terceira etapa chega o momento da inscrição definitiva e também dos procedimentos da sindicância, onde entra a etapa da já mencionada investigação social. Seguindo, a etapa ainda conta com exames de sanidade física, mental e psicotécnico.

Logo em seguida vem a vez da prova oral e a finalização de todo o processo seletivo, com a avaliação de títulos.

Além de todas as informações contidas neste certame, devo ressaltar a existência de três capítulos criados para causas, vamos dizer, especiais.

No item 5 (cinco), as pessoas com deficiência (CPD) podem encontrar 19 (dezenove) parágrafos que deve ler com toda a atenção.

Os candidatos negros (pretos e pardos) devem ler atentamente os 23 (vinte e três) parágrafos que compõe o item 6 (seis).

Por fim, menciono o item 9 (nove) que trata sobre o atendimento para os candidatos que tem necessidades especiais. Ele trata sobre a data de entrega de documentos, como o laudo médico, informações para as lactantes, os termos de divulgação das pessoas que tiveram os seus pedidos deferidos ou indeferidos, aos portadores de doenças infectocontagiosas, aos candidatos que possuem próteses cirúrgicas ou marca passo, fraudes nos documentos e a parte de estar munido de todos os documentos em forma original.

Para a inscrição, os interessados deverão acessar o site https://conhecimento.fgv.br/concursos/tjpr2021, ler atentamente toda a documentação que se encontra ali, referente a este concurso público, logo depois, clicar no botão titulado como "Inscreva-se" e boa sorte!

Trabalhos do Fernando Dias



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *