Concurso para Soldado da PM MG 2021

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Minas Gerais - Polícia Militar

Edital da PM MG 2021 oferece 1.653 vagas. Há chances para ambos os sexos. Confira.



Preste atenção nesta dica! Essa é especial pra você, que deseja fazer parte da Polícia Militar do estado de Minas Gerais. O concurso para Polícia Militar do estado de Minas Gerais, de 2021, já tem seu edital publicado. A publicação aconteceu no dia 11 de junho. São 1653 vagas que estão distribuídas por todo território mineiro.

Para participar do novo concurso da Polícia Militar de Minas Gerais, é necessário que o candidato tenha formação superior completa em qualquer área. Há chances para homens e mulheres. São 1484 vagas para candidatos do sexo masculino e 169 que devem ser preenchidas pelo sexo feminino. Os salários oferecidos para os soldados em início de carreira é de R$3.962,23.

Requisitos

Para poder participar do processo de seleção, é necessário, além do curso superior em qualquer área, ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos.

Ter altura superior a 1,60m também é outra exigência. É importante também estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e ter nacionalidade brasileira.



A organização do concurso está sob a responsabilidade do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da Polícia Militar de Minas Gerais.

Inscrições

As inscrições serão aceitas durante o período de 14 de junho a 14 de julho.

Taxa cobrada dos candidatos

A taxa cobrada pela participação é de R$92,62.

O prazo para o pagamento da taxa encerra no dia 15 de julho. Para participar, basta acessar o site: http://www.policiamilitar.mg.gov.br/crs

Isenção da taxa

Candidatos que não tenham condições financeiras para realizar o pagamento da taxa, podem solicitar a isenção, apresentando os documentos que comprovem a sua situação.

O pedido deve ser feito no próprio site da PMMG.

Etapas do processo seletivo

A primeira etapa consiste na realização de prova objetiva. Depois, os candidatos devem passar ainda por uma avaliação Psicológica, Física e de Saúde.

Os candidatos que forem aprovados em todas essas fases iniciarão um curso de preparação de soldado da Polícia Militar. Este curso tem a duração de sete meses e deve ser realizado em período integral.

Após o curso de formação, a jornada para os soldados será de 40 horas semanais.

Prova objetiva (caráter eliminatório e classificatório)

A prova objetiva está marcada para acontecer no dia 15 de agosto, às 8:30h. Os inscritos devem responder a 40 questões, todas de múltipla escolha. Cada uma valerá 2,5 pontos. O valor total da prova é de 100 pontos. As questões são formuladas com base nos seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa (10 questões);

  • Direito Penal (6 questões);

  • Direito Constitucional (6 questões);

  • Direito Penal Militar (6 questões);

  • Estatística (4 questões);

  • Direitos Humanos (4 questões) e

  • Legislação Extravagante (4 questões).

Avaliação psicológica

A avaliação Psicológica é formada por três fases que são:

  • Teste de personalidade;

  • Teste de inteligência;

  • Dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese Psicológica.

A avaliação Física Militar

Durante esta fase, os candidatos farão testes para avaliar: força muscular do abdômen, força muscular dos membros superiores e resistência aeróbica.

Para conseguir a aprovação, o candidato tem que apresentar ao menos 60% no rendimento em cada teste.

A prova será realizada em várias cidades do estado. Além da capital, Belo Horizonte, os candidatos podem realizar o exame nos seguintes municípios: Juiz de Fora, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Poços de Caldas,Patos de Minas, Pouso Alegre, Barbacena, Ipatinga, Lavras, Divinópolis, Montes Claros, Unaí e Curvelo.

De acordo com o que está estabelecido no edital, o concurso estará válido por um ano. O tempo será contado a partir da data em que for anunciado o resultado com o nome dos aprovados. Caso seja necessário, a validade pode ser estendida por mais um ano.

Henri Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *