Novo Concurso da PC-PB 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Paraíba - Polícia Civil

Seleção deverá ofertar cerca de 1.400 vagas. Edital deve sair ainda em junho de 2021.



Na região nordeste, mais um concurso está próximo de ter seu edital publicado. Trata-se do processo seletivo da PC/PB.

O passo final está prestes a ser dado para a determinação da instituição que atuará como banca organizadora deste certame, com meta de preenchimento de cargos na PC (PB), ou órgão da Polícia Civil do Estado da Paraíba, que havia sido autorizado no mês de fevereiro, após solicitação. A publicação do texto de edital deverá ocorrer ainda neste mês de junho.

A autorização foi confirmada pelo gabinete do governo daquele Estado, no dia nove deste mês, ao longo de sessão ocorrida entre os representantes do setor de segurança pública. Todo o projeto base do concurso está pronto, o que resta são os ajustes finais que legalizam sua promoção pública. Assim que a instituição contatada confirmar sua participação, o contrato será fechado. Este é o passo final antes da publicação definitiva do edital. Portanto, todas as pessoas interessadas em participar deste concurso deverão manter-se atentas para as próximas atualizações, nos próximos dias.

Sobre a estrutura do certame:

Assombrosamente, este processo de seleção estará disponibilizando em torno de 1.400 cargos, entre os quais 193 voltados aos cidadãos que contam apenas com certificado de conclusão em ensino médio; os demais 1.207 postos se destinam aos profissionais que portem certificado de graduação universitária. Os valores dos salários iniciais ainda não foram anunciados, mas serão divulgados em breve.



Segue, logo abaixo, o critério da distribuição das vagas conforme as funções a serem exercidas:

1 – Para os concorrentes que possuam certificado de Ensino médio os postos são os seguintes:

Cargo na função de papiloscopista, para 60 cadeiras; cargo no setor de necrotomista, para 65 cadeiras; cargo em técnico no trabalho de perícia, com 68 postos.

2 – Para os concorrentes munidos de certificado de graduação universitária, as vagas são as seguintes:

Cargo na função de delegado, dispondo de 120 cargos; no setor de escrivão, com 515 postos; na função de perito médico, para 50 vagas; para a função de agente no trabalho investigativo, para 400 postos; no cargo de perito criminal, com 77; na função de perito químico, com 35 vagas e para a função de perito odontologista, com 10 postos.

Requisitos básicos:

Todos os cidadãos que tenham interesse em participar deste certame deverão preencher algumas cobranças: estar em idade mínima de 18 anos; portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em categoria B. Com relação aos postos que exigem do concorrente npivel superior de formação acadêmica, as vagas são para as funções mais tradicionais, tais como: agente em investigação e na função de escrivão, que aceitam quaisquer cursos.

Para funções mais específicas, as faculdades precisam ser direcionadas aos cargos, tais como: perito odontologista; perito médico, curso de medicina; cargo de delegado, graduação em direito; na função de perito químico, faculdade de química; ou curso de química industrial; na área de farmácia ou em bioquímica; na função de perito criminal, curso de ciências contábeis, curso de engenharia; ou formação na área análise dos sistemas, podendo ser ciência da computação, em biomedicina, na área de ciência biológica, em fonoaudiologia; serão aceitos, também, formação no setor de química industrial; em medicina veterinária; em psicologia, entre outras faculdades.

Resumindo os dados principais:

Novo certame para vagas no órgão Polícia Civil do Estado da Paraíba; serão dispostos em torno de 1.400 cargos; valor da inscrição, bem como datas do itinerário do processo ainda não foram divulgadas; cargos para nível médio, técnico e universitário; remunerações ainda não divulgadas. Lotação das vagas no Estado da Paraíba.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *