Novo Concurso Embasa BA 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Bahia - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Embasa

Certame deve ofertar 850 vagas para todos os níveis de escolaridade. Edital deverá ser publicado no segundo semestre de 2021.



Você reside na Bahia é gostaria de construir uma carreira no setor público? A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) deve abrir em breve as inscrições para o concurso 2021, com vagas abertas para todos os níveis de formação. O edital de lançamento deverá ser publicado no segundo semestre deste ano.

O evento já tem banca organizadora escolhida e deve oferecer mais de 80 vagas para início imediato. As oportunidades são voltadas desde para a área operacional até para o setor administrativos. Os interessados devem se preparar desde já.

Quer saber mais? Confira, a seguir, todas as informações sobre o Concurso Embasa BA 2021!

Quais são as vagas oferecidas?

De acordo com a previsão feita pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021, o concurso vai oferecer 850 vagas imediatas. Contudo, o total de vagas só será conhecido a partir da divulgação do edital, logo a quantidade ainda pode sofrer alterações, podendo ser maior ou menor.



Até o momento, as oportunidades contemplam os cargos de agente operacional, agente administrativo, operador de processos de água e esgoto, assistente de laboratório, técnico operacional de edificações, analista de tecnologia da informações para desenvolvimento, técnico em eletromecânica, contador, analista de gestão, engenheiro, produtor civil, agente sanitário, agente elétrico e agente sanitário ambiental.

A instituição paga salários condizentes com os valores praticados no mercado, além de disponibilizar uma série de benefícios, como vale alimentação, vale refeição, assistência médica, assistência odontológica, entre outros.

Como vai ser o Concurso Embasa BA?

A banca organizadora do concurso vai ser o Instituto AOCP, que determina etapas diferenciadas para os cargos e os seus respectivos níveis de formação. Inicialmente, o certame deve contar com uma prova escrita objetiva, de cunho eliminatório e classificatório, que será aplicada para todos os participantes.

No último concurso realizado, os candidatos às oportunidades de Agente Operacional, Assistente de Saneamento e Operador de Processos de Água e Esgoto tiveram uma segunda etapa, que consistia em um teste de aptidão física. Já para as funções de agente administrativo, técnico operacional em edificações, assistente de laboratório e técnico em eletromecânica, a segunda etapa a uma prova escrita discursiva.

Para os cargos que exigem ensino superior, os candidatos também são submetidos a uma terceira etapa, que é a apresentação e a comprovação dos seus títulos profissionais.

Os conteúdos cobrados na prova para os cargos de ensino médio e técnico são:

  • Matemática (para as funções de agente operacional, agente administrativo, operador de processos de água e de esgoto e assistente de laboratório);
  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Legislação;
  • Noções Gerais de Igualdade Racial e de Gênero;
  • Noções de Administração Pública;

Os conteúdos cobrados para os cargos e ensino superior são:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Legislação;
  • Noções Gerai de Igualda Racial e de Gênero;
  • Noções de Administração Pública.

Como se inscrever para concorrer às vagas?

No momento não é possível se inscrever, pois a instituição ainda não divulgou o edital com a abertura das inscrições. Espera-se que isto acontece a partir do mês de julho de 2021, para que o concurso seja realizado ainda este ano, e os aprovados já iniciem as suas atividades no começo de 2022.

Portanto, fique atento às próximas divulgações da banca organizadora para não perder o prazo de inscrição. Os candidatos vão ter que efetuar a sua inscrição e arcar com uma taxa de participação que precisa ser paga até a data de vencimento para que a sua candidatura seja validada.

Mas se você já quer ir se preparado para o processo seletivo, a dica é estudar o prova do último concurso realizado em 2017, o que lhe permite entender a estrutura do exame e quais são os temas a serem estudados.

Simone de Paula Leal



Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment





  1. Muito obrigado pela dica, preciso passar nesse concurso, muita paz.





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....