Novo Concurso da PGE AL 2021 – Autorizada Seleção da Banca Organizadora

Categorias: 2021 - Alagoas - Concursos 2021 - Concursos Públicos

Contratação da Banca do Concurso PGE AL foi autorizada. Edital deve sair em junho deste ano.



Muitas pessoas já estavam muito ansiosas para o lançamento do Concurso da PGE AL (Procuradoria Geral do Estado de Alagoas), com as expectativas indo lá em cima desde que a SEPLAG (Secretaria de Planeamento, Gestão e Patrimônio) divulgou em sua rede social oficial que o certame seria publicado no mês de junho, sendo o último entrave a assinatura do contrato com a banca, que está com previsão de acontecer nos próximos dias, já que a liberação para que isso aconteça já ocorreu. O aval foi publicado no diário oficial do estado de Alagoas, na segunda-feira, dia 31 de maio, novas informações serão confirmadas provavelmente em breve, tendo em vista que já chegamos no mês de junho.

COMISSÕES E BANCA ORGANIZADORA

A banca organizadora que foi contratada pelo órgão foi a Cebraspe, a mesma da última instância do concurso, e antigo Cespe UnB.

A comissão mista que foi constituída para a realização do concurso público é formada por membros da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG) que deverão fiscalizar o processo do certame por inteiro para que tudo ocorra conforme as ordem, além do grupo fazer parte da elaboração do edital que será publicado. Ela trabalhará em conjunto com a comissão organizadora, que já existe.

SOBRE A REALIZAÇÃO DO CONCURSO

O regulamento desta versão do Concurso PGE AL para procuradores foi publicado pela Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas, contendo nele diversas informações muito importantes para os que pretendem se candidatar neste processo seletivo.



O Concurso será realizado na cidade de Maceió-AL e terá uma fase eliminatória e outra de classificação.

A prova objetiva apresentará questões que abordarão as matérias da disciplina de direito: constitucional, financeiro, administrativo, processual civil, tributário, civil e empresarial, do trabalho, previdenciário, processual do trabalho e ambiental.

Cada prova, seja objetiva, discursiva e oral, terão valor de até 100 pontos. Na prova objetiva é necessário que os candidatos obtenham nota igual ou maior que 60 pontos para serem considerados habilitados.

Na realização da prova discursiva será permitido que o candidato consulte apenas à legislação que não seja comentada ou anotada.

Na prova escrita a primeira parte será de questões dissertativas das matérias já mencionadas e a segunda etapa será uma prova prática que vai pedir que o candidato elabora uma peça judicial, ou um parecer jurídico, que será baseado em um problema prático relacionado a uma das matérias previstas nas questões anteriores.

Somente serão classificados para a etapa das provas orais os candidatos que obtenham nota superior a 50,0 pontos na nas provas discursivas, sendo uma nota abaixo desta em qualquer etapa da discursiva motivo para eliminação.

Atualmente no estado existem 37 cargos de procurador vagos, ou seja, é provável que os classificados que não entrarem na primeira chamada para as 15 vagas imediatas, possam ser chamados futuramente.

REQUISITOS

Para ingressar no cargo é necessário que o candidato possua formação superior em Direito e tenha o registro regular para atuar como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No último concurso, que foi realizado em 2008, não foi exigida a comprovação de atividade para realizar o processo seletivo.

A remuneração inicial prevista para o cargo é de 30,4 mil reais.

RESUMO DAS INFORMAÇÕES DO CONCURSO

  • Vagas: são 15 vagas ofertadas.
  • Cargos: Procurador do Estado de Alagoas
  • Localização: As provas estão previstas para ocorrerem na cidade de Maceió
  • Banca organizadora: Cebraspe
  • Escolaridade necessária: Ensino superior – Bacharelado em Direito e com inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
  • Último edital e regulamento para consulta: Edital Concurso PGE AL 2008

Clara Dória



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *