Concurso da Marinha 2021 – Vagas nas Escolas de Formação de Oficiais

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Púbicos - Marinha - Marinha Mercante - Marinha do Brasil

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de junho de 2021.



Novo concurso público vai prover cargos efetivos na Marinha Mercante, e conta com inscrições para aspirantes oficiais.

Deste modo, está aberto o período para cadastro de inscrição no certame que proverá cargos no órgão da Marinha Mercante. Estão sendo disponibilizados em torno de 263 postos para ingresso de cadetes nas Escolas de Formação de Oficiais na Marinha Mercante, Efomm – 2022. Estão aptos a participar todos os cidadãos, homens e mulheres, que portem certificado de conclusão do ensino médio e estar em idades entre 17 e 23 anos, bem como não possuir filhos ou dependentes.

Abaixo segue a ralação das vagas e o critério de distribuição:

1 – Para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, ou CIAGA, localizado no distrito do Rio de Janeiro (Estado do Rio de Janeiro): 144 postos efetivos;

2 – Para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, ou CIABA, localizado na cidade de Belém (Estado do Para): 119 postos efetivos.



Sobre o procedimento para cadastrar-se nesse concurso para a Marinha Mercante, seguem as orientações:

Todas as pessoas interessadas, cujos se enquadrem nos requisitos, poderão participar deste processo de seleção. O período de inscrição iniciou no dia primeiro deste mês de junho e segue aberto até o dia 15, prazo final. Para consultar mais informações, solucionar dúvidas sobre os dados do edital acesse o site oficial do órgão, segue o link: https://www.marinha.mil.br/ciaga/. O valor da taxa está estipulado em 65 reais.

Sobre as fases desse processo seletivo, segue o itinerário:

A – A primeira etapa será a aplicação dos cadernos de prova escrita, a qual está agendada para realização entre os dias 14 e 15 do mês de agosto. As demais fases serão as seguintes:

B – A aplicação do processo seletivo em psicofísica, agendada entre os dias 13 de outubro e 22 do mês de novembro;

C – O teste que afere a capacidade e a suficiência física, agendado entre os dias primeiro e 10 do mês de dezembro;

D – A fase final, a qual consiste na etapa de adaptação e verificação da documentação exigida, agendada entre os dias 10 e 28 do mês de janeiro do próximo ano, 2022.

E – Finalmente, o processo de matrícula e ingresso no órgão para se dar início ao curso estão agendados para o dia 21 do mês de janeiro, 2022. Para obter mais informações, bem como solucionar ocasionais dúvidas, é necessário acessar o site oficial, acima citado, de modo a receber o informe completo, no mesmo link: www.marinha.mil.br/ciaga. Confira e se inscreva.

Sobre o órgão:

A instituição da Marinha Mercante consiste no conjunto das organizações, das pessoas, das embarcações e demais recursos inteiramente voltados às atividades marítimas, ao trabalho fluvial e lacustre em âmbito civil. A órgão da Marinha Mercante está estruturado dentro do ramo civil da instituição da própria Marinha.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo processo de seleção para cargos efetivos no órgão da Marinha Mercante, edição de 2021; estão sendo disponibilizados em torno de 263 postos; O valor da taxa está estipulado em 65 reais; cargo de Oficial; departamento de atuação: órgão das Forças Armadas; grau acadêmico exigido: Ensino Médio; salário compatível com o atual mercado de trabalho, mais os benefícios garantidos por lei.

Lotação na cidade do Rio de Janeiro (Estado do Rio de Janeiro) e cidade de Belém (Estado do Para). Este é um dos concursos mais aguardados no dois Estados, naquelas cidades. A demanda no setor e intensa, portanto, o curso de formação será iniciado logo depois dos testes.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *