Novo Concurso da PC-RR 2022 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Estágio

Governador de Roraima confirma realização de concurso em 2022.



Durante uma visita ao Sindicato dos Policiais Civis de Roraima, o governador revela que a abertura do novo concurso da PC RR está estimada para o início de 2022.

Em uma publicação feita na última segunda-feira, 24 de maio, pelo Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sinpol RR), nas suas redes sociais, o governador do estado, Antônio Denarium, revelou durante uma visita que o próximo edital do concurso público acontecerá apenas em 2022, diferentemente de algumas informações divulgadas anteriormente, onde diziam que a seleção poderia ocorrer no segundo semestre deste ano. Nenhum detalhe a respeito do assunto e nem de como essa reorganização vai ser realizada foi divulgado, porém foi anunciado oficialmente em janeiro deste ano, em uma publicação no Diário Oficial, que a comissão do novo concurso PC RR já está formada desde o final de 2020.

No documento publicado, às atribuições da comissão serão a de atuar na organização, no planejamento e na execução, sendo incluso áreas de coordenação, inscrição, elaboração das provas que devem ser inéditas, supervisão, divulgação de resultados e o recolhimento de recursos. Sendo responsáveis pelas movimentações internas do processo seletivo.

Os números oficiais de vagas e de cargos não foram confirmados ainda, mas devem ser definidos até o fim deste ano para que seja possível a divulgação do edital no ano que vem.



Mas mesmo sem informações oficiais é possível fazer uma estimativa, afinal, a expectativa é de que este novo concurso contemple as 330 vagas anunciadas no edital de 2018, essas vagas foram divididas em carreiras desde níveis médios a superior, desta vez não deve ser diferente. O cancelamento dessa seletiva anterior foi por conta da grave crise financeira que abalou o estado, limitando novas contratações em vários órgãos e acabou por deixar essas vagas pendentes. Porém, com a abertura de um novo edital, é bem possível que estejam em busca de preencher esses cargos.

Em dezembro de 2019 as taxas de inscrições começaram a ser devolvidas para as mais de vinte e nove mil pessoas que se inscreveram no último concurso, e que ainda seguem recebendo. Sendo necessário a devolução de cerca de 5 milhões de reais.

No edital do concurso da Polícia Civil RR de 2018, a banca que foi escolhida para a organização foi a Fundação Vunesp, e segundo informações dadas pelo delegado geral, vai ser averiguada a possibilidade de aproveitamento da mesma empresa.

Novas informações podem ser anunciadas em breve.

COMO FOI A ÚLTIMA SELEÇÃO DO CONCURSO PC RR

Na última seleção do concurso foram realizadas provas objetiva e discursiva, exames médicos, testes para verificar a capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e analise dos títulos. Ela ocorreu no ano de 2003, ofertando cerca de 100 vagas, com banca organizadora no Cebraspe.

O ÚLTIMO EDITAL DE 2018

É importante fazer um apanhado geral dos requisitos feitos no edital de 2018, apesar de seu cancelamento, justamente por que pode nos dar uma ideia do que será pedido nesse que virá.

As 330 vagas que precisavam de preenchimento imediato eram nos cargos de delegado, médico legista, perito criminal, auxiliar de perito criminal, escrivão, papiloscopista, auxiliar de necropsia, agente e odonto legista, com salários variando de acordo com a vaga e com a capacitação desejada. Veja mais detalhes abaixo:

CARGOS, VAGAS E REQUISITOS (2018)

  • Delegado: 35 vagas
    Bacharelado em Direito, sendo em uma escola oficial ou reconhecida.

  • Médico legista: 6 vagas
    Curso superior de medicina, constando registo no Conselho Regional de Medicina;

  • Odontolegista: 2 vagas
    Curso de Odontologia completo, também com registo no Conselho Regional de Odontologia.

  • Perito Criminal: 14 vagas
    curso superior, com especialidade nas áreas de: Farmácia, Ciências Contábeis, Física, Engenharias (Civil, Elétrica, Eletrônica, Química, Mecânica e Florestal), Geologia, Química e Análise de Sistema ou Computação Científica. Sendo preciso o registro no Conselho Regional da Categoria, caso tenha exigência legal para o exercício de determinada atividade.

  • Escrivão de Polícia: 120 vagas
    Curso superior completo, em qualquer área de formação.

  • Agente de Polícia: 100 vagas
    Curso superior completo, sem área específica.

  • Papiloscopista: 15 vagas
    Curso superior completo, sem área especificada.

  • Auxiliar de Perito Criminal: 15 vagas
    Ensino médio completo

  • Auxiliar de Necropsia: 15 vagas
    Ensino médio completo

Clara Dória



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *