Novo Concurso da DPE GO 2021 – Banca Organizadora é Escolhida

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - DPE - Goiás

Seleção ofertará vagas para o cargo de Defensor Público. Edital deve ser publicado em breve.



A Defensoria Pública do Estado de Goiás já assinou o contrato com a banca organizadora de seu novo concurso público. Dessa forma, o edital deve ser publicado logo em breve.

É isso mesmo! O DPE GO irá promover um novo processo de seleção. Sendo assim, se o leitor tem interesse em participar do certame ou conhece alguém que possa apresentar esse desejo, não deixe de conferir as informações abaixo.

Até o momento, o que se sabe é que é necessário possuir graduação no curso de direito, além de possuir experiência de no mínimo três anos de atividade jurídica. Outro aspecto importante é que se estima que o salário inicial pode ser de até R$ 27.000,00.

Como a DPE GO já assinou o contrato com a banca responsável por organizar o concurso para a carreira de defensor, o edital pode ser publicado. A parceria entre a Defensoria Pública do estado de Goiás e a Fundação Carlos Chagas, a banca organizadora, aconteceu na última terça-feira, dia 18 do mês de maio. O documento foi registrado no Diário Oficial.



Como já foi mencionado anteriormente, é necessário que o candidato ao cargo de defensor possua pelo menos três anos de experiência jurídica, além de formação superior na graduação de Direito. Sabe-se que a remuneração inicial para o cargo é superior a R$ 27.000,00, podendo aumentar de acordo com o tempo em que o profissional atua.

Como tudo no Brasil é burocrático e demorado, o processo seletivo é esperado desde 2018, quando o órgão fez a publicação que regulamenta o concurso. Desse modo, apenas em no ano de 2019 a sua publicação foi autorizada.

Sendo assim, conforme a regulamentação publicada pela DPE GO, o concurso contará com várias etapas de seleção, sendo composta por provas objetivas; provas escritas, sendo três no total, avaliação oral do candidato e análise de títulos.

A primeira etapa, que constitui a prova objetiva, é composta por 100 questões seguindo os seguintes temas: direito penal, da criança e do adolescente, difusos e coletivos, do consumidor, empresarial, civil, tributário, administrativo, humanos e constitucional. Além disso, outros assuntos são abordados, tais como: princípios e atribuições institucionais da Defensoria Pública, criminologia e execução penal.

Já as três provas discursivas devem contar com cinco questões, sendo que haverá uma peça processual em cada uma delas. Dessa maneira, essas disciplinas vão ser distribuídas em três grupos. Com isso, o primeiro grupo apresentará temas como princípios e atribuições institucionais da Defensoria Pública e direito tributário, administrativo, humanos e constitucionais. Já no segundo grupo haverá a abordagem de direitos difusos e coletivos, do consumidor, empresarial e civil, além de processo civil. Por fim, o terceiro grupo explora o direito penal, da criança e do adolescente, direitos humanos e direito constitucional, além de criminologia e execução penal.

A prova oral também foi organizada em três grupos distintos, seguindo a mesma ordem dos assuntos mencionados acima.

Para quem conhece a banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas é uma instituição sem fins lucrativos e também de direito privado. Suas atividades são concentradas em áreas distintas, tais como: organização de processos seletivos e concursos públicos, ou seja, áreas destinadas tanto à educação quanto à pesquisa.

Tornar-se um defensor público é o sonho de muitas pessoas que se integram na área de direito, isso porque a profissão gera status social e o profissional é bem remunerado. No entanto, esse é o pensamento de diversos profissionais da área do direito, que querem desfrutar de um emprego que oferece boa remuneração, consequente melhora na qualidade de vida e que não apresenta grandes dificuldades de exercida,

É por isso que é necessário começar a se preparar desde o início, uma vez que o número de candidatos concorrendo a uma vaga é sempre exorbitante.

Ana Paula



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....