Concurso Marinha do Brasil 2021 – Inscrições

Categorias: 2021 - Concursos Públicos - Marinha

A Marinha do Brasil irá receber inscrições dos interessados em vagas para Aprendizes-Marinheiros em seu novo Concurso Público 2021.

Já pensou em fazer parte das Forças Armadas?



A Marinha do Brasil anunciou que a partir das 08h do dia 24/05/2021 até o dia 13/06/2021 vão ser abertas as inscrições para a formação dos seus Aprendizes-Marinheiros, que devem ser:

  • do sexo masculino;
  • brasileiros natos ou naturalizados;
  • não podem ser casados ou não terem constituído união estável;
  • com 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de Janeiro de 2.022, seguindo os termos da Lei n° 12.704, de 08 de Agosto de 2.012;
  • e ainda terem concluído ou estarem preste a concluir o 3° ano do Ensino Médio, entre outras características.

A taxa de inscrição é no valor de R$40,00, sendo que ela deve ser quitada até a data de 18/06/2021, pagamentos após essa data não serão considerados.

Agora para aqueles que precisam de uma isenção no valor da taxa o período para efetuar essa solicitação é de 24/05 até 04/06/2.021, com uma ressalva devem preencher completamente o nome, informar o NIS (Número de Identificação Social) que é atribuído pelo CadÚnico, data de nascimento, sexo, RG e a data de emissão dele, além do seu órgão emissor, número do CPF do candidato e nome da mãe. No edital também é enfatizado que os dados pessoais informados no ato da inscrição devem ser idênticos aos que foram informados no CadÚnico. Todos os pedidos de isenção que forem deferidos e também indeferidos serão divulgados e disponibilizados na data de 15 de junho de 2021.



Para esse processo são ofertas 750 vagas, sendo 600 para Ampla Concorrência e 150 para os candidatos negros, conforme a Lei n° 12.990, de 09 de Junho de 2.014, sendo que nesse último caso logo na inscrição o candidato deve se autodeclarar como sendo preto ou pardo.

Com relação a Prova Escrita Objetiva (de caráter classificatório e eliminatório, só que sem data definida) tem uma duração de 4 horas, no qual é constituída por 50 questões, sendo 15 questões são de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática, 15 questões de Ciências (nesse caso engloba Física e Química) e 05 questões da Língua Inglesa.

Essa prova vale de 0 a 100 pontos, sendo que cada questão tem o valor de 2 pontos e o candidato para ser eliminado precisa ter uma nota inferior a 50 pontos em toda a prova ou deve ter uma nota inferior a 10 pontos em qualquer uma das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências (Física e Química).

Esse processo além da prova escrita apresenta os Eventos Complementares (EVC), que apresentam caráter eliminatório e são constituídos de Verificação de Dados Biográficos (VDB), Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física para Ingresso (TAF-i), Avaliação Psicológica (AP), Verificação de Documentos (VD) e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH). O candidato que deixar de comparecer independente do motivo a qualquer um dos eventos programados ou, até mesmo o que compareça, e deixar de realizá-lo (qualquer um), mesmo que por motivo de força maior ou caso fortuito será conforme anteriormente mencionado eliminado desse processo seletivo.

Para essa seleção não será permitido, durante a realização das provas:

  • o porte e/ou senão o uso de qualquer tipo de livros;
  • manuais que estiverem impressos;
  • anotações ou quaisquer formas de dispositivos eletrônicos (nesse caso temos as máquinas calculadoras, os telefones celulares, as agendas eletrônicas ou os similares, os tablets, os gravadores, os ipods, o mp3 ou aqueles que são similares, os smartphones, os pen drives, os relógios não analógicos, mais os alarmes de qualquer espécie, o smartwatch, ou até a possibilidade de uso de qualquer transmissor, receptor ou gravador de dados, os vídeos e as mensagens, as imagens, da mesma forma que as mochilas, ou até mesmo volumes similares;
  • outro ponto temos a vedação do uso de chaves, dos óculos escuros, dos protetores auriculares, de fones ou de quaisquer tipos de acessórios da parte de chapelaria que podemos descrever como gorro, boné ou senão chapéu.

As provas serão realizadas em diversas cidades espalhadas pelo Brasil, especificamente nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba, Pará, Amapá, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Amazonas e Rondônia e também no Distrito Federal.

Para saber quais as cidades que serão contempladas para realizar a prova de forma detalhada e também para efetuar a sua inscrição, basta acessar o endereço eletrônico https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=400.

Por Fernanda Franco de Godoi



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *