Novo Concurso Bombeiros CE 2021 – Banca Organizadora é Definida

Categorias: 2021 - Bombeiro Militar - Bombeiros - Ceará - Concursos 2021 - Concursos Públicos

Seleção oferecerá 210 vagas. Edital será publicado em breve.

Os anúncios de novos concursos, que ficaram retidos ano passado, por conta da pandemia, começam a ser atualizados neste ano de 2021. É importante informar a população sobre os processos de seleção que serão liberados em breve, no sentido de motivar os cidadãos a não permanecer na inércia, por conta da crise econômica.



Assim, o próximo certame proverá cargos para o Corpo de Bombeiros/CE, ou Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. Em realidade, este edital já pode ser definitivamente publicado, dado que o passo final já foi efetuado, por conta da firmação do contrato com a instituição que atuará como banca organizadora, que está na responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Assistencial, o Idecan.

Estrutura do certame:

Este processo de seleção tem por meta disponibilizar 210 postos efetivos para a função de soldado. Conforme o documento confeccionado, deste total de vagas em torno de 193 cadeiras se destinam aos concorrentes regulares, permanecendo as demais 17 vagas para a condição sub judice, os quais também poderão ser nomeados, eventualmente. Requisitos necessários para participar do processo seletivo: portar o certificado de conclusão de ensino; estar em idade entre 18 e 30 anos; possuir altura mínima de 1,57 metros (candidatas do sexo feminino) e 1,62 metros (candidatos do sexo masculino), possuir CNH no mínimo em categoria "AB". Conforme o conteúdo revelado no edital, os vencimentos iniciais, para ambas as carreiras, estão nos seguintes valores: no teto de 2.638 reais para a função de Soldado, e no teto de 4.121 reais para a função de Oficial, neste caso, exigência de graduação em nível superior.

Até o presente momento estes são os dados que foram disponibilizados sobreo conteúdo do edital. É provável que a próxima atualização seja a própria publicação do edital de abertura.



Para melhor orientar os futuros concorrentes nesse próximo certame, segue um breve histórico da anterior seleção para cargos no Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará:

O último certame realizado para o preenchimento de postos no departamento de Bombeiros (CE), ainda no início deste ano de 2021, disponibilizou em torno de 300 postos efetivos, dos quais 270 destinados aos candidatos praças à carreira de soldado, e os demais 30 postos para a carreira de oficial. Naquela ocasião a função de banca organizadora ficou por conta da instituição Cespe (UnB) hoje a Cebraspe.

O processo de seleção consistiu na aplicação de cadernos de provas objetivas, com questões entre certo e errado, prova dissertativa; a segunda fase foi a dos exames médico e odontológicos; a avaliação biométrica e o exame toxicológico; a outra etapa consistiu na participação em curso de formação, abrangendo, nesse ínterim, a análise psicológica; a avaliação física; a necessária investigação social e, finalmente, o exame conclusivo.

Os blocos de provas objetivas consistiram em cadernos contendo 120 questões, dentro do conteúdo programático, as quais estava distribuídas do seguinte modo: 50 versando sobre os conhecimentos básicos e as demais 70 versando em conhecimentos específicos.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo concurso para cargos no Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. Serão disponibilizados 210 postos efetivos; cargos a serem preenchidos: soldado e oficial. Ainda não foi definida a taxa de inscrição, que deverá ser dividida em dois valores, para nível médio e nível superior. Departamento de atuação: segurança pública. Banca organizadora: Instituto de Desenvolvimento Educacional, desenvolvimento Cultural e de Assistencial, ou Idecan. Lotação das vagas no Estado do Ceará. Esta pode ser considerada a segunda fase do concurso realizado no início do ano.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *