Novo Concurso da PM AL 2021 – Banca Organizadora é Selecionada

Categorias: 2021 - Alagoas - Concursos 2021 - Concursos Púbicos

Seleção oferece 1,060 vagas. Salários chegam a R$ 3.744.



O segundo trimestre de 2021 segue com novas oportunidades, incluindo empregos, concursos, estágios, trainees, jovem aprendiz, cursos.

Assim, o tão aguardado certame PM-AL, ou órgão da Polícia Militar do Estado de Alagoas, foi autorizado no dia 13 do mês de janeiro. O passo final foi dado com a contratação da instituição que atuará como banca organizadora, no caso, o Cebraspe, via processo de dispensa licitatória. O contrato foi assinado no dia 12 deste mês, portanto, o documento de edital deverá estar pronto e devidamente publicado no diário oficial do Estado.

Esta confirmação foi divulgada por meio da própria Secretaria de Estado de Planejamento, de Gestão e de Patrimônio, a Seplag (AL), via publicação em redes sociais. O edital de abertura do período de inscrições será publicado até o próximo mês de maio, e as provas objetivas serão datadas para o mês de agosto. Ainda é necessário aguardar mais atualizações, na próxima semana.

Sobre a estrutura do concurso: no total serão disponibilizados em torno de 1.060 postos efetivos, dos quais 1000 se destinam à função de soldado e os demais 60 para a função de cadete.



Os requisitos mínimos são os seguintes: possuir certificado de ensino médio; estar em idade entre 18 e 30 anos, portar altura mínima de 1,65 metros (em relação aos candidatos do sexo masculino), e de 1,60 metros para as candidatas do sexo feminino. o valor inicial do vencimento para soldado está em 3.744 reais. O valor da remuneração inicial para cadete ainda não foi anunciado.

Para melhor orientar os futuros candidatos, segue um breve histórico do último concurso promovido pela PM (AL):

O anterior processo seletivo promovido pelo órgão Polícia Militar do Estado de Alagoas, realizado no ano de 2017, contou com a disponibilização de 500 postos efetivos, nas mesmas funções: soldado e cadete. Naquele evento a banca organizadora foi por conta do Cebraspe, também. O processo de seleção ministrou cadernos de provas objetivas; em seguida a avaliação médica sobre os candidatos, os necessários testes sobre a aptidão física; a análise sobre os documentos e certificados, e a investigação social sobre os selecionados.

O bloco de prova objetiva consistiu em um caderno contendo 120 questões, as quais versaram sobre o seguinte conteúdo programático: matéria de língua portuguesa; em noções de informática; me matéria de ciências sociais; de história geral do território brasileiro, e história do Estado de Alagoas; em geografia geral, geografia do Brasil e geografia da região de Alagoas; conhecimentos gerais e em atualidades; matéria de direito administrativo; em noções dos direitos constitucionais; em noções de direito processual penal; em matéria de direitos humanos; em legislação relacionada à corporação e na área de matemática.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo certame público para provimento de cargos na PM (AL), Polícia Militar do Estado de Alagoas; o contrato com a banca organizadora está assinado, sendo a instituição Cebraspe; serão disponibilizados em torno de 1.060 postos, distribuídos em 1.000 vagas para a função de soldado e 60 vagas para a função de cadete; ainda não foi divulgado o valor da taxa de inscrição; os cargos a serem preenchidos: Soldado e Cadete; departamento de atuação: em Segurança Pública; grau de escolaridade mínimo exigido: Ensino Médio; o vencimento inicial para soldado está em 3.744 reais; a banca organizadora: instituto Cebraspe; lotação dos postos no Estado de Alagoas. Este é um dos concursos mais esperados na região. É importante que todos os interessados estejam atentos à próxima atualização.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *