Concurso IBGE 2021 – Novo Cronograma

Categorias: 2021 - Concursos Públicos - IBGE

O certame do IBGE teve uma retificação e conta com novas atualizações.



E aí concurseiros? Sabemos que tudo pode acontecer agora não é mesmo? Principalmente depois da pandemia.

Se você estava aguardando informações do concurso IBGE 2021, informamos que está com novas atualizações. Ou seja, passou por uma retificação devido às alterações do certame.

Se você quiser saber quais foram essas alterações, siga lendo a matéria!

Mudanças no Concurso IBGE: Saiba o que mudou e não mudou no cronograma

Primeiramente, o prazo para pagamento da inscrição dos que foram indeferidos na isenção, agora vai até o dia 20/04/2021, podendo ser pago a partir do dia 14 do mesmo mês.



Em segundo lugar, a divulgação dos resultados em geral (AC, PcD, PPP) das inscrições será no dia 26/04/2021.

Outras mudanças incluem a data de divulgação do cartão de inscrição, que ficou agora para o dia 03/05/2021, bem como a quantidade de inscritos por vaga e área, e o edital de Convocação. Tudo no mesmo dia 03/05/2021.

Para saber na íntegra todas as mudanças que ocorreram, clique no link abaixo:

https://fs.ibfc.org.br/arquivos/3ba143237bf0435d73d71ab2ca510c47.pdf

Como se preparar para o concurso que se aproxima?

O aprendizado independente – especialmente durante a preparação para o exame – é uma parte essencial para obter bom êxito na prova. Estudar sem nenhum contato humano, entretanto, não é muito divertido. A pandemia impossibilitou de estudos em cursinhos presenciais, eventos e palestras. Porém, possibilitou a criação de grupos de aprendizagem online e cursos para fazer no conforto da sua casa.

Exercite a auto-organização

Especialmente quando se trata de concurso público, a autodisciplina e a capacidade de se organizar são fundamentalmente necessárias. Aja como se estivesse estudando presencialmente no cursinho, você deve aprender a desenvolver seus próprios conhecimentos usando materiais como aulas em vídeo, podcasts ou scripts em formato PDF.

Isso será mais fácil para você se você tiver um plano de aprendizagem e implementá-lo de forma consistente. Você pode praticar isso antes de começar a estudar.

Crie uma estrutura antes de iniciar seus estudos

Para que possa ter um bom rendimento nos estudos, deve certificar-se de que as condições estão adequadas antes de iniciar os seus estudos, a fim de evitar desistência no decorrer do dia. Logo, isso inclui uma conexão boa de Internet, bem como a escolha do método de estudo e cursos que irá fazer.

Além disso, é essencial ter um bom laptop para seus estudos. Você também deve assegurar-se de que o local dos seus estudos possibilita a sua concentração de forma eficaz. Afinal, infelizmente, ir à biblioteca para estudar não é possível no momento.

Faça contatos para seus estudos

Mas, não é porque estamos em plena pandemia e sem os cursos presenciais que não podemos nos relacionar com outros colegas. Mesmo em caso de isolamento social, você pode criar ou entrar em grupos de estudos com colegas estudantes. Isso pode ser feito através de Hangouts, Zoom, Skype, etc.

Além disso, nos próprios cursinhos online que você assinar, pode conter fóruns de discussões, algo que possibilita o contato direto com colegas concurseiros.

Pratique simulados com frequência

Os simulados são muito importantes para testar seu nível de aprendizado, bem como indicar onde precisa melhorar e estudar mais. O ideal mínimo é fazer 1 vez por semana. Lembre-se sempre de que simulado deve simular a aplicação de provas, então nada de se auto sabotar procurando respostas consultando, só para se sentir bem no momento. Portanto, se você não sabe a resposta, prossiga com o simulado, e no final, pegue todas as suas dúvidas e estude em cima delas, a fim de aprender e melhorar seu desempenho na prova.

Se você gostou das dicas, e as informações foram úteis para sua preparação no concurso do IBGE, COMPARTILHE com outras pessoas que também podem se beneficiar com essas dicas!

Por Marina Costa



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *