Concurso Exército ESA 2021 – Vagas para Sargento

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Exército - Exército Brasileiro

Seleção oferece oportunidades para profissionais com nível médio.

As inscrições para o Concurso de Sargento ESA 2021 já estão abertas e foram anunciadas no diário oficial da liga em 5 de abril de 2021. O objetivo das provas é a participação no Curso de Formação e Graduação de Sargento (CFGS), nas áreas de geral, música e saúde. No total, são cerca de 1.100 vagas de empregos masculinos e femininos.



Você deve se inscrever em http://www.esa.eb.mil.br/index.php/pt/, entre os dias 7 de abril e 4 de maio deste ano e pagar a taxa de 95 reais O prazo para solicitar a isenção de taxas vai de 7 a 9 de abril. Os candidatos filhos menores de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial incapacitados na operação terão isenção de taxa, bem como membros de famílias de baixa renda, candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea.

Requisitos

– Ser brasileiro ou naturalizado

– Ter concluído o ensino médio até o momento da matrícula



– Possuir entre 17 (dezessete) e 24 (vinte e quatro) anos de idade para se inscrever para a área Geral e possuir entre 17 (dezessete) e 26 (vinte e seis) anos de idade para as áreas de Música e Saúde até o fim do ano da matrícula

– Caso seja militar das Forças Armadas (FA) ou das Forças Auxiliares (Faux), ter classificação nos termos do Regulamento Disciplinar do Exército no mínimo comportamento “bom” ou equivalente de acordo com a legislação em vigor

– Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais

– Não ser oficial, aspirante ou guarda-marinha que esteja na ativa das Forças Armadas ou das Forças Armadas Auxiliares, podendo ser da reserva não-remunerada

– Do sexo masculino, ter no mínimo 1,60m de altura, mas isso não se aplica aos candidatos de 17 anos, podendo ter altura mínima de 1,57m e exame que revele a possibilidade do crescimento. Do sexo feminino, ter no mínimo 1,55m de altura

Vagas

Serão 1.100 vagas de trabalho, 1.000 empregos na área geral (900 para homens e 100 para mulheres), 45 na área de música e 55 na área de saúde.

Esses cargos exigem ensino médio e os candidatos da área de saúde devem apresentar curso completo de técnico em enfermagem e serem registrados no Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Os candidatos da área de música devem não apenas ter conhecimento de partituras musicais, mas também comprovar que possuem habilidades com instrumentos musicais correspondentes a um dos naipes abrangidos pelo Estatuto do Estado-Maior do Exército. Esta habilidade será verificada por meio do Exame de Habilitação Musical (EHM).

O salário inicial é de R$ 3.825,00, podendo chegar a R$ 5.049,00 com adicionais.

Etapas

As etapas do processo seletivo serão divididas em exames objetivos, exames de saúde, exames de aptidão física (EAF), exames de qualificação musical e comprovação de requisitos de admissão na área musical.

Exame Intelectual

O exame será realizado no dia 3 de outubro de 2021 e conterá 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha. As disciplinas nessas áreas são as seguintes:

Matérias em Geral

– Matemática: 14 questões

– Português: 14 questões

– História: 6 questões

– Geografia: 6 questões

– Inglês: 10 questões

Área musical

– Matemática: 10 questões

– Português: 10 questões

– História: 4 questões

– Geografia: 4 questões

– Inglês: 10 questões

– Conhecimentos específicos: 12 questões

Além da prova objetiva, a prova contará também com uma dissertação eliminatória, que deverá conter de 20 a 40 linhas e não conta com os títulos das matérias constantes da prova.

Exame de Habilitação Musical

Após ser aprovado na primeira fase, o candidato será convidado a fazer o Exame de Habilitação Musical (EHM), que é uma prova prática e deve utilizar instrumento próprio. Os candidatos serão avaliados nos 2 processos selecionados durante o processo de inscrição. O exame está programado para ser realizado de 10 a 14 de janeiro de 2022.

Aptidão Física (EAF)

O exame será realizado nas seguintes etapas:

– Abdominal supra com duração de 3 minutos

– Flexões de braço no solo

– Corrida por 12 minutos

– Flexão em barra fixa por 3 minutos

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Escola de Sargento de Armas(ESA).

Richard Robert Guinther



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *