Concurso ESA 2021 – Inscrições, Vagas

Categorias: 2021 - Concursos Públicos - Exército

O Exército Brasileiro está ofertando 1.100 vagas destinadas à Escola de Sargentos das Armas.



As boas notícias em termos de empregos, estágios e processos seletivos não param de avolumar nesse primeiro semestre de 2021.

No dia cinco deste mês de abril foi publicado, oficialmente, novo documento de edital que proverá cargos nas Forças Armadas. Este é o novo certame promovido pelo Exército, disponibilizando em torno de 1.100 novos postos efetivos, destinados à Escola de Sargentos das Armas, ou ESA.

Sobre o critério de distribuição dos postos, segue: para o departamento de saúde serão ocupadas 55 vagas; para o setor de música, 45 postos e para cargos em geral 1.000 postos.

Sobre o perfil exigido dos concorrentes, que poderão ser tanto homens quanto mulheres, segue a lista:

Possuir certificado de ensino médio; para os candidatos no setor de saúde, possuir formação na área técnica de enfermagem; estar em idade mínima de 17 anos para adiante; no caso dos concorrentes que aos setores de música e saúde, todos deverão estar em idade máxima de 26 anos, para os cargos em geral a idade máxima aceita será de 24 anos.



Sobre a estrutura deste concurso e os graus de formação dos concorrentes selecionados, segue:

Esta nova edição do Curso de Formação e de Graduação de Sargentos terá duração oficial de 24 meses, ou dois anos. Durante esse período de capacitação, de profissionalização, todos os aspirantes contarão com direito a um auxílio financeiro no valor de 1.199 reais, funcionando como salário; a fase seguinte, já graduados e profissionalmente aptos, serão empossados do cargo de Terceiros Sargentos, exercendo suas funções militares, recebendo remuneração no valor de 3.825 reais.

O período de cadastro de inscrições inicia no dia 7 deste mês de abril e finaliza no dia 4 do mês de maio de 2021, e deverá ser preenchido por meio de acesso ao site oficial do órgão, conforme segue o link: http://concurso.esa.eb.mil.br/site. O valor da taxa para cadastrar-se está estipulado em 95 reais.

Sobre o itinerário das provas objetivas do certame do Exército, seguem as informações:

A primeira etapa, que será ministrada no dia 3 do mês de outubro de 2021, todos os concorrentes deverão preencher os cadernos de provas objetivas e de provas discursivas. Entre as matérias que o conteúdo programático contempla, segue: na área de língua portuguesa; de matemática; em matéria de história e de geografia do Brasil; em matéria de língua inglesa e em matéria de conhecimentos específicos. A prova está estruturada no padrão tradicional dos concursos.

A segunda fase abrange o seguinte: o necessário exame que afere a habilitação musical (neste caso, apenas para os candidatos que concorrer ao cargo de músico); a avaliação sobre a saúde e os necessários exames sobre aptidão física.

Conforme o mesmo itinerário do concurso, o resultado definitivo, que apresentará os selecionados, está previamente agendado para o dia 26 do mês de janeiro de 2022. Todos os concorrentes selecionados, nomeados e convocados deverão preencher suas matrículas até o dia 7 do mês de março de 2022. Este é um dos certames mais aguardados desde o ano passado, tendo sido prorrogado por conta da crise de pandemia.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo Concurso Exército. Estão sendo disponibilizados em torno de 1.100 postos efetivos; o valor da taxa de inscrição está em 95 reais; cargo a ser preenchido: Sargento; departamento de atuação: as Forças Armadas; graus acadêmicos exigidos: entre Ensino Médio e Ensino Técnico, incluindo formação em enfermagem. Salário inicial na faixa de 1.199 reais. Progredindo para o valor de 3.825 reais, quando formado.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *