Previsão do Novo Concurso da Polícia Penal MG 2021

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Minas Gerais - Polícia Penal

Edital do concurso deve ser publicado em breve.



Um novo concurso público está próximo de acontecer, assim que o documento de edital estiver pronto. Este é novo processo de seleção para provimento de cargos efetivos no órgão da Polícia Penal do Estado de Minas Gerais, de 2021.

Este novo edital de concurso para cargos na Polícia Penal do estado de Minas Gerais tem por meta disponibilizar até 2.420 cargos. O tramite para definição dos detalhes finais, incluindo a instituição que atuará como banca organizadora do evento, está quase concluída. A comissão, formada por servidores do departamento, está acertando os detalhes que vão definir o edital e também o edital de abertura do concurso.

Estas atualizações foram publicadas em nota oficial do gabinete da secretaria de segurança pública do Estado de Minas Gerais. Todas as informações básicas foram transmitidas no último dia 29 de março. A nota explica o seguinte: faz parte do interesse do estado, como também do interesse da administração pública, dado que a demanda pelo serviço é grande, por se tratar de segurança dos cidadãos. Portanto, a meta está em preencher o quanto antes esse número de vagas. Todo esse projeto é parte de um processo que abrange a realização de mais três certame públicos, os quais vão contemplar postos para as seguintes funções: na área de Agente socioeducativo; na área de Assistente socioeducativo e no setor de Policial penal.

É muito importante frisar que o próprio responsável pela secretaria de segurança de Minas Gerais, na anterior gestão, havia explicado sobre a necessidade de novo concurso para estas e outras áreas, por conta da demanda e pelas necessidades dos próprios departamentos. Essa declaração foi expressa no ano passado, em outubro de 2020, ao longo de uma sessão especial na Assembleia do Estado, afirmando que os preparativos do atual concurso já estavam em processo de estruturação.



Assim, o itinerário deste e dos concursos que chegam em sequência, é o seguinte:

O novo certame para cargos no órgão da Polícia Penal, Estado de Minas Gerais, está com vagas autorizadas. Em conjunto com os cargos para a função de Policial Penal, está sendo autorizada a abertura de mais áreas, que exigem escolaridade em nível médio, as quais estão distribuídas conforme o seguinte critério:

A – Serão 2.420 postos para a função de Agente Penitenciário;

B – Serão 270 postos para a função de Agente Socioeducativo;

C – Serão 427 postos para a função de Assistente Executivo em Defesa Nacional;

Não foram divulgados maiores detalhes sobre os vencimentos, mas, uma informação geral deixa claro que os salários iniciais, pagos aos servidores nessas áreas, pode atingir o teto de 7.854 reais.

O histórico do último concurso realizado naquele Estado, para cargos na mesma área, o edital da seleção Agepen, Minas Gerais, teve como banca organizadora a instituição IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), especializada em todos os tipos de concursos. Naquele evento, foram disponibilizados em torno de 3.535 postos efetivos para cargos na função de Agente Penitenciário.

Daquele total de vagas, conforme os dados disponíveis pela própria Secretaria de Estado em Planejamento, no Estado de Minas Gerais, o número de candidatos que foram nomeados e ingressaram nos postos foi de 6.438 pessoas, que constitui a quantidade real de todas as aprovações por meio do processo de seleção do órgão da Polícia Penal, Estado de Minas Gerais.

Sumarizando os dados essenciais:

Novo concurso para provimento de cargos na Polícia Penal do Estado de Minas Gerais. Serão disponibilizados até 2.420 novos postos efetivos, para essa área. Mais atualizações nos próximos dias. Para mais informações, acesse o site: https://www.direcaoconcursos.com.br/noticias/concurso-policia-penal-mg-2021/.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *