Concurso Aeronáutica 2021 – Inscrições

Categorias: 2021 - Aeronáutica - Concursos Públicos

O certame da Aeronáutica está com 242 vagas de emprego abertas.

Novo concurso público de grande vulto está oficialmente aberto, nesse primeiro semestre de 2021.



Este certame vai prover cargos efetivos no órgão da Aeronáutica, dispondo de 242 postos, destinados à admissão no Curso de Formação de Sargentos, que será realizado ao longo do primeiro semestre do ano de 2022.

Este novo documento de edital abrange cargos em cinco departamentos, conforme segue a relação: no setor de mecânica de aeronaves, com 68 vagas; no setor de material bélico, com 17 vagas; no setor de guarda e de segurança, com 30 vagas; no setor de equipamento para voo, com 12vagas, e no setor de controle em tráfego aéreo, com 115 vagas.

Distribuição dos cargos:

Os três primeiros setores citados constituem cargos exclusivos para os candidatos de sexo masculino. Os dois últimos setores possuem cargos para candidatos homens e mulheres. Requisitos básicos: todas as pessoas interessadas precisam estar em idade entre 17 e 24 anos, no caso, até o último mês de 2022, e portar certificado de ensino médio.



O período para cadastro de inscrição encerra no dia 17 do mês de março, sendo necessário que o preenchimento da ficha cadastral seja corretamente efetuado, a qual está disponível no site oficial da instituição: https://ingresso.eear.aer.mil.br. O valor da taxa de inscrição está estipulado em 60 reais.

Sobre a estrutura dos testes e itinerário da prova:

Este novo processo de seleção para provimento de cargos na Aeronáutica está organizado conforme este critério: no dia 30 do mês de maio serão aplicados os cadernos de provas objetivas, que deverão ser preenchidos em tempo exato de quatro horas e vinte minutos. O bloco da prova objetiva conterá questões no estilo múltipla escolha, as quais vão versar sobre o seguinte conteúdo programático: em matéria de língua portuguesa; matéria de língua inglesa; de matemática e na área de física.

Osa municípios de realização das provas são os seguintes:

Na cidade de Belém, Estado do Pará; na cidade de São Luís, Estado do Maranhão; na cidade do Recife, estado de Pernambuco; em Natal. Rio Grande do Norte; na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro; cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais; em São Paulo, Estado de São Paulo; na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo; na cidade de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul; em Canoas, Rio Grande do Sul; em Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul; em Curitiba, Estado do Paraná; no Distrito Federal; em Manaus, estado do Amazonas; em Porto Velho, Rondônia e em Boa Vista, estado de Roraima.

As fases seguintes do certame abrangem: exame de saúde e o exame sobre a aptidão psicológica, entre os dias 10e 27 do mês de agosto; e a análise sobre o condicionamento físico, entre os dias 19 e 22 do mês de outubro.

Sequência de graduação dos recrutas, depois do processo de incorporação:

Os candidatos aprovados no total de etapas deste concurso de ingresso na Aeronáutica serão encaminhados para o CFS, a partir do dia 19 de janeiro do ano de 2022. A formação será realizada na cidade de Guaratinguetá, ao longo de dois anos.

Os recrutas em processo de formação serão reconhecidos como praças especiais, com direito à remuneração no valor de 1.199 reais, junto dos seguintes benefícios: refeições locais; alojamentos; fardamentos e as devidas assistências médico hospitalar e dentárias.

Assim que estiver graduado, os novos servidores militares serão empossados do cargo de terceiro-sargento, com remuneração no teto de 3.825 reais, podendo atuar em todo o território brasileiro, de acordo com as diretrizes do órgão da Aeronáutica.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *