Novo Concurso SEFAZ-AL 2021 – Vagas, Edital, Inscrição

Categorias: 2021 - Alagoas - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Secretaria da Fazenda

Instituição irá ofertar 35 novas vagas na área administrativa.



A Secretaria Estadual de Fazenda de Alagoas (Sefaz) está preparando o seu concurso público para 2021 e acabou de definir quais serão as vagas abertas. A instituição divulgou por meio das suas redes sociais que vai abrir 35 vagas para a sua área administrativa.

Sem dúvidas, esse é um dos concursos mais esperados do Estado de Alagoas, logo trata-se de um processo seletivo bastante concorrido. Sendo assim, é fundamental preparar-se com antecedência para garantir a sua aprovação. A partir da divulgação dos cargos, você já pode dar início aos seus estudos. Quer saber mais? Confira, a seguir, todas as informações liberadas até agora sobre o Concurso Sefaz Alagoas!

Quais são as vagas abertas?

Segundo George Santoro, o secretário da fazenda de Alagoas, o concurso da Sefaz vai oferecer um total de 35 vagas voltadas para os profissionais com graduação no ensino superior, compreendendo qualquer área de formação. Há 25 vagas para auditor fiscal da Receita Estadual e 10 vagas para auditor de financeiro, controle e arrecadação.

Após a autorização do edital dada pelo governo alagoano, os próximos passos da instituição consistem em contratar a banca organizadora do processo seletivo. A expectativa é de que esse e os demais trâmites sejam resolvidos em breve, de modo que o edital com a abertura das inscrições seja lançado no mês de junho de 2021.



Nos últimos dois concursos realizados pela Sefaz, em 2018 e 2019, os salários oferecidos era de R$ 8.264,90 para auditor de finanças e R$ 9.471,42 para o cargo de auditor da receita, além de benefícios extras como vale-alimentação, vale-refeição, assistência médica, assistência odontológica, entre outros.

Como foi o concurso Sefaz 2019?

Em sua última edição, ocorrida em 2019, o concurso abriu 85 vagas para as áreas de auditoria de finanças e controle de arrecadação (25) e auditor fiscal da receita estadual (60). Toda a organização do processo seletivo ficou por conta da Cebraspe, banca organizadora comumente contratada pela instituição.

Na ocasião, foram aplicadas duas provas, sendo uma objetiva e outra discursiva, ambas com caráter eliminatório e classificatório. O teste objetivo foi estruturado em 160 questões de múltipla escola, contendo apenas uma resposta correta. A prova tinha 100 questões sobre conhecimentos básicos, como Português, Matemática, Informática, História de Alagoas, Direito Civil, Direito Penal, Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Economia e Raciocínio Lógico, enquanto as demais 60 questões eram de conhecimentos específicos de cada área de atuação, como Finanças Públicas, Contabilidade Pública, Legislação Tributária e Auditoria Fiscal.

No que diz respeito à prova discursiva, os candidatos tiveram que realizar duas redações sobre dois estudados de caso diferentes. Cada redação deveria ter até 30 linhas, cuja avaliação se baseava no domínio em relação ao conteúdo e estrutura do texto.

Como foi a concorrência do último edital?

Conforme já dissemos, o Concurso Sefaz de Alagoas é um dos mais esperados pelos alagoanos. No concurso de 2019, 6.778 pessoas se inscreveram para o cargo de auditor fiscal da receita, o que caracteriza 113,13 candidatos por vaga. O cargo de auditor de finanças e controle recebeu 1.410 inscrições, registrando cerca de 56,40 candidatos por vaga.

Como se preparar para o Concurso Sefaz AL?

Embora o edital para as inscrições do processo seletivo ainda não tenha sido lançado, o ideal é que você comece a se preparar com antecedência. Afinal, como você pode perceber, o concurso é bem concorrido.

Uma das principais maneiras de se preparar para o certame é a partir da realização de provas e simulados, que dão uma noção de como será a avaliação oficial da instituição. Também é indicado investir em apostilas específicas para o concurso. Quanto mais bem preparado você estiver, mas chances tem de ser aprovado.

Simone de Paula Leal



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *