Novo Concurso DPE-MS 2021 – Banca Organizadora é Definida

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos Públicos - Defensoria Pública - Direito

Seleção oferecerá vagas para o cargo de Defensor Público.



O início de 2021 está repleto de oportunidades de trabalhos, estágios e concursos. Na área de concursos, muitos editais já estão devidamente publicados, outros estão em trâmite e próximos da publicação.

Esta é o caso do próximo certame público que proverá cargos no DPE/ MS, ou seja, no órgão da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul. O concurso está em trâmite para os ajustes finais. De acordo com nota oficial de membros do Conselho Superior do órgão, está devidamente autorizada a realização deste novo processo de seleção, o qual proverá cargos efetivos na função de defensor público.

A estrutura deste concurso está quase pronta, em sua totalidade, contando com a comissão que forma a banca organizadora, que está nas mãos da Fundação Getúlio Vargas, a FGV. É a banca quem vai definir todo o resto do itinerário do evento, datas de provas, prazo de inscrição, valor da taxa, determinar os requisitos necessários para se ocupar o cargo, as solicitações de isenção, entre outros itens.

Para o cargo em questão será necessário que cada concorrente apresente certificado de graduação superior, como também será cobrado o registro de, no mínimo, três anos em atividade jurídica. Outro item já definido é o valor do vencimento inicial, que atinge o teto de 28.884 reais. Outros detalhes, mais delicados, como a data precisa de publicação do documento de edital que promove a abertura do período de inscrições serão confirmados em breve, nas próximas semanas. A previsão mais certa é que este concurso seja realizado nesse primeiro semestre de 2021.



Portanto, detalhes como a quantidade de postos a serem disponibilizados ainda serão confirmados, sendo possível, de qualquer modo, adiantar que este setor opera com um quantitativo oficial de 99 cargos nesta mesma função e, segundo os gestores do mesmo, atualmente 19 deles estão, de fato, disponíveis. Mas, é cedo para ter qualquer confirmação mais concreta. O número de postos pode ser mais animador.

Histórico do último processo seletivo que proveu cargos no DPE/MS:

Aquele certame promovido pela da Defensoria Pública, do Estado do Mato Grosso do Sul, foi realizado no ano de 2014, e contou com a disponibilização de 35 cargos, na mesma função. O processo de seleção se deu em algumas etapas, conforme segue: a aplicação do caderno de provas objetivas; a realização da prova dissertativa teórica (redação); a resolução da prova dissertativa, em modalidade prática; a devida investigação social; a aplicação das provas orais e finalizou com a avaliação dos títulos.

Sobre o conteúdo programático daquele concurso, segue:

O caderno de prova objetiva consistiu em um bloco contendo 100 questões, as quais versaram sobre as seguintes matérias: em direito civil; em matéria de direito processual civil; em direito penal; em direito processual e penal; matéria de direito constitucional; em direito administrativo; em matéria de direito do consumidor; em direito da criança e direito do adolescente; versou sobre os direitos difusos e direitos coletivos; em defensoria pública e em matéria de direitos humanos.

Sumarizando as informações essenciais:

Certame público para provimento de cargos no órgão da Defensoria Pública, do Estado do Mato Grosso do Sul; esta seleção segue em trâmite para aprovação; a quantidade de postos ainda não está definida; taxa de inscrição, prazo de inscrição, e demais datas ainda não foram divulgadas; cargo a ser preenchido: na função de Defensor Publico; departamentos de atuação: na área judiciária e na área jurídica; grau de formação acadêmica exigido: graduação superior; teto salarial inicial: 28.884 reais; a banca organizadora está por conta da FGV e o Estado de lotação de vagas será o Mato Grosso do Sul.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....