Novo Concurso PM-CE 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Ceará - Concursos 2021 - Concursos Públicos - PM-CE - Polícia Militar

Seleções deverão ofertar vagas para Soldados e Oficiais. Editais devem ser publicados neste mês de fevereiro de 2021.



O ano de 2021 está começando com boas perspectivas de concursos. Está programado para este mês de fevereiro a efetivação e publicação do documento de edital que abre, oficialmente, o certame da PM/CE, o órgão da Polícia Militar do Estado do Ceará, cuja solicitação havia sido perpetrada ainda no ano passado. Em realidade será mais de um edital a ser efetivado. Recentemente o representante da secretaria de segurança pública deste Estado anunciou, via redes sociais, a liberação de toda a papelada para que o processo de seleção inicie.

Os próximos certames serão destinados a prover postos nos órgãos da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Pefoce. De acordo com os responsáveis pelo processo, está quase confirmada a expectativa de publicação de, pelo menos, dois editais, inicialmente, neste mesmo mês de fevereiro de 2021. A comissão organizadora já está formada e os procedimentos finais estão em curso, de modo a determinar a banca organizadora e demais detalhes, como valor da taxa de inscrição, entre outros itens.

De acordo com os responsáveis pelo processo, serão disponibilizados em torno de 2.200 postos efetivos, os quais serão distribuídos conforme o seguinte critério:

2.000 vagas voltadas aos aspirantes soldados, ficando as demais 200 reservadas aos oficiais, destinadas ao preenchimento dos postos por meio de duas fases distintas, entre este ano de 2021 e o próximo, 2022.



Requisitos:

Quem pretende concorrer à função de soldado deverá portar certificado de ensino médio, estar em idade entre 18 e 30 anos e possuir estatura mínima de 16 centímetros em relação aos candidatos do sexo masculino; para candidatos do sexo feminino a estatura mínima é de 1,57 centímetros. Todos os concorrentes deverão portar a CNH, ou Carteira Nacional de Habilitação, na categoria B. Estas são as exigências básicas.

Para os concorrentes à função de Oficial, será necessário apresentar certificado de graduação superior; estar em idade entre 18 e 30 anos e portar a carteira de habilitação em categoria AB. Neste caso, ainda não foi confirmado o valor do vencimento.

Sobre o histórico do último concurso para cargos na PM/CE:

Naquele evento, realizado no ano de 2016, quando estavam sendo disponibilizados em torno de 4.200 postos, a função de banca organizadora ficou por conta do Instituto AOCP.

Naquele processo de seleção o itinerário foi o seguinte:

Estruturada em três fases distintas, a seleção contou com um caderno de prova objetiva, para a etapa inicial; a segunda etapa foi a vez dos exames médicos; exame biométrico; exame odontológico e o toxicológico; na etapa final foi realizado o curso de formação profissional, abrangendo a avaliação psicológica, o teste que afere a capacidade física, e devida investigação social e a análise final de todo o curso.

A prova objetiva conteve 120 questões objetivas, versando sobre o seguinte conteúdo programático:

20 questões em matéria de língua portuguesa; dez versando em atualidades; dez questões em matemática; cinco questões sobre raciocínio lógico; 15 versando em informática e as demais 60 em conhecimentos específicos.

Sumarizando as informações essenciais:

Certame para provimento de cargos no órgão da Polícia Militar, do Estado do Ceará. Está sendo disponibilizado em torno de 2.200 postos, distribuídos entre soldados e oficiais. Taxa de inscrição, datas e outros detalhes ainda não foram definidos. Serão providos cargos na função de soldado e oficial. O departamento de atuação será o de Segurança Pública. Grau de escolaridade exigido é de Ensino Médio e Graduação Superior. Lotação do Estado do Ceará. Mais atualização serão lançadas nas próximas semanas, antes do fim deste mês.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *