Concurso ANM 2021 – Técnico em Segurança de Barragens

Categorias: 2021 - ANM - Concursos 2021 - Concursos Públicos

Inscrições podem ser feitas até o dia 12 de fevereiro de 2021.



A Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu no dia 01/02/2021 as inscrições para o seu processo seletivo simplificado que visa a contratação temporária de 40 pessoas para o cargo de Técnico em Segurança de Barragens.

A remuneração ofertada é de R$ 8.300,00 mensais, com uma jornada de 35 horas semanais.

As vagas serão disponibilizadas nas cidades de Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Cuiabá (MT), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Requisitos para Investidura no Cargo

Os candidatos interessados deverão possuir Ensino Superior Completo, com diploma registrado, nos cursos de Engenharia de Minas, Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental/Florestal, em instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de comprovação de experiência profissional superior a cinco anos em sua área de formação; ou título de mestrado ou doutorado na área de atuação.



Descrição das Atividades que serão executadas:

Entre as atribuições do cargo, os aprovados trabalharão fiscalizando a segurança de barragens (de mineração), o que deverá compreender os aspectos de projeto, a construção, a manutenção, além da operação e o gerenciamento de riscos, verificando características hidráulicas e estruturais da barragem e também características físicas, químicas e mineralógicas; verificação referente à geotecnia, incluindo geologia regional e local, sismicidade (natural e induzida), dados geológicos e geotécnicos da base/fundação da estrutura; verificação dos parâmetros de fundação tais como: dreno de fundo, geologia do substrato e condições de permeabilidade; verificação de estabilidade, parâmetros geotécnicos e metodologia utilizada para o Fator de Segurança, conforme Norma ABNT NBR 13.028/2017.

Fará também a checagem dos dados operacionais dos instrumentos de inspeção e monitoramento e os possíveis cenários para fatores de segurança; verificação dos cenários de falha e modelagem da brecha de falha da barragem, tais como: galgamento, vertimento máximo, ruptura da barragem em volume mais provável); apuração das informações dos registros de monitoramento e instrumentação; levantamento de dados e informações presentes em manuais, planos de operação, avaliação e monitoramento de estrutura de barragem; acompanhamento da caracterização do rejeito ou do sedimento despejado no reservatório da barragem de mineração, incluindo dados do adensamento dos rejeitos e as características físico e/ou químicas; acompanhar as informações contidas nos Plano de Segurança das Barragens; fazer monitoramento remoto através do Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM), e também monitor remotamente pelo Dashboards;

Inscrições

O prazo para a inscrição iniciou no dia 01/02/2021 e segue até o dia 12/02/2021, às 18:00 hs (conforme horário de Brasília).

A candidatura ao processo de seleção deverá ser feita somente pela internet, através do site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos. Acesse clicando no link: (CEBRASPE).

O valor da taxa de inscrição será de R$ 102,00.

Pedidos de isenção da taxa de inscrição

Terão direito à isenção da taxa de inscrição as pessoas compreendidas pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, e pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, ou pela Lei nº13.656, de 30 de abril de 2018

Os pedidos deverão ser efetivados entre o dia 01/02/2021 e o dia 12/02/2021 às 18:00 hs (conforme horário de Brasília), também pelo site do (CEBRASPE).

Provas Objetivas, Discursivas e Prova de Títulos

  • Provas Objetivas

Serão compostas por 40 questões de conhecimentos básicos e 60 de conhecimentos específicos. Terá caráter eliminatório e classificatório.

  • Provas Discursivas

Será aplicada com base em Conhecimento Específicos. Terá caráter eliminatório e classificatório.

*Ambas as provas terão duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 21/03/2021, conforme Anexo I do Edital.

  • Prova de Títulos

A prova de títulos terá caráter classificatório.

Conforme Cronograma divulgado no Anexo I, o processo seletivo tem previsão de divulgar os resultados finais no dia 28/06/2021.

Os interessados deverão ler com atenção todo o conteúdo do Edital e manter-se a par de possíveis alterações.

Será de exclusiva responsabilidade do candidato atualizar os seus dados (sempre que necessário), afim de que a organizadora possa enviar possíveis comunicações e e-mails acerca do certame.

Para conferir o Edital completo, acesse: Edital ANM

Site da Organizadora: CEBRASPE

Autoria: Evelize Juliana da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *