Concurso ANM 2021 – Inscrições Abertas

Categorias: 2021 - Concursos Públicos

Concurso da Agência Nacional de Mineração está com a oferta de 40 vagas para trabalho temporário.

Foram abertas 40 vagas imediatas para o Concurso da Agência Nacional de Mineração (ANM) para contratações temporárias. O concurso, organizado pelo Cebraspe, é destinado a profissionais de nível superior e contará com lotação em quatro capitais de estados. Além disso, é esperado para 2021 a autorização de outras 150 vagas para o mesmo concurso.



Se você ficou interessado em concorrer a uma dessas vagas, confira a seguir mais informações sobre os cargos, salários, jornada de trabalho, pré-requisitos necessários, distribuição das vagas por região, como se inscrever, quais são as etapas do processo seletivo e mais informações sobre a ANM.

Sobre os Cargos

Todas as 40 vagas ofertadas em 2021 pelo concurso da Agência Nacional de Mineração (ANM) são para o cargo de Técnico em Segurança de Barragens. Esse cargo possui remuneração de R$ 8.300,00 e conta com uma jornada de trabalho de 35 horas semanais. Vale ressaltar que o concurso terá, a partir da divulgação do resultado final, validade de dois anos, podendo ser prorrogado ou não (irá depender da demanda do órgão).

Sobre os Pré-Requisitos

Para concorrer a uma das vagas para Técnico em Segurança de Barragens pelo concurso da ANM, é necessário possuir nível superior completo em uma das seguintes áreas:



– Engenharia Ambiental

– Engenharia Civil

– Engenharia de Minas

– Engenharia Florestal

– Engenharia Geológica

– Geologia

Além disso, o candidato precisa possuir mais de 5 anos de experiência na área de formação ou título de mestrado ou doutorado na área em que atua.

Sobre a Distribuição das Vagas

A distribuição das vagas desse concurso, será feita da seguinte forma:

– Belo Horizonte (MG): Ofertará 18 vagas

– Belém (PA): Ofertará 8 vagas

– Cuiabá (MT): Ofertará 2 vagas

– São Paulo (SP): Ofertará 2 vagas

– Distrito Federal (DF): Ofertará 9 vagas

Além disso, vale ressaltar que o total das vagas para o concurso da ANM já prevê as vagas para candidatos que se autodeclaram negros e para pessoas com deficiência.

Sobre as Inscrições

Para se inscrever nesse concurso, o candidato deverá acessar o site do Cebraspe (www.cebraspe.org.br/concursos/anm_21_pss), preencher o formulário necessário (de forma online) e definir em qual cidade deseja trabalhar. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 1º de fevereiro (a partir das 10h) ao dia 12 de fevereiro (até às 18h) de 2021.

Além disso, será necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 102,00 por meio de boleto. A isenção da taxa será ofertada a candidatos registrados no CadÚnico ou que forem doadores de medula óssea.

Sobre as Etapas do Processo Seletivo

O Concurso contará com uma prova escrita, a qual está prevista para ser realizada no dia 21 de março de 2021. Essa prova será dividida em duas modalidades:

Prova objetiva: Contém 100 questões de CERTO ou ERRADO. Nessa prova, serão cobrados assuntos de conhecimentos básicos e específicos, tais como Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Ética no Serviço Público. Vale ressaltar que para essa prova, cada acerto vale um ponto, ou seja, para cada resposta errada, uma questão certa é anulada.

Prova Discursiva: Essa prova é composta por uma redação de até 60 linhas, que deverá ser escrita com base nos conteúdos de conhecimentos específicos. No total, essa prova valerá até 20 pontos.

Além da prova escrita, o concurso terá uma prova de títulos, em que a pontuação será dada de acordo com o nível de cada especialização.

Sobre a ANM

Criada em 2017, a Agência Nacional de Mineração substituiu o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Além disso, com sede em Brasília, o órgão planeja a exploração mineral, de forma a aproveitar ao máximo os recursos naturais do país, fiscalizando e controlando as atividades nacionais de mineração.

Para conferir essas e outras informações sobre o concurso da Agência Nacional de Mineração, acesse o Edital (www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-1-anm-de-26-de-janeiro-de-2021-300910694) e inscreva-se.

Por Larissa Fonseca



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *