Novo Concurso da Embasa BA 2021 – Previsão de Vagas

Novos concursos devem oferecer cerca de 850 novas vagas no próximo ano.

Estamos chegando ao final de mais um ano. Até o momento, em razão da pandemia que se instalou no Brasil e no mundo todo, as oportunidades de emprego e, principalmente de concursos públicos, foram muito poucas. Por muito tempo tudo ficou parado e os poucos concursos públicos já confirmados também tiveram que ser cancelados ou tiveram suas datas prorrogadas. Contudo, aos poucos as coisas têm começado a melhorar.

Na Bahia, muitas pessoas aguardavam pela realização de um concurso previsto para ser realizado no final de 2019. Porém, devido a alguns detalhes, ele não pode ser realizado, ficando para este ano.

Dessa forma, quem já estava desanimado em relação ao concurso da Embasa, as notícias que acabam de chegar podem ser animadoras.

É que já existe uma previsão de orçamento para os candidatos que serão aprovados neste concurso. Sendo que esta previsão já é para o ano de 2021, o que pode ser comprovado no projeto de lei orçamentária que já se encontra tramitando na Assembleia Legislativa.

De acordo com as primeiras informações sobre este concurso, na sua resolução existe a informação que garante a oferta de 854 oportunidades disponíveis, mas já de acordo com o que consta no projeto inicial, o número de vagas é menor que este. Mas não se preocupe, são apenas 4 vagas a menos, sendo o total de 850 vagas a serem ofertadas.

Ainda não se pode afirmar o número de vagas para cada cargo, mas em breve estas e outras informações sobre o concurso devem ser divulgadas.

Uma informação muito importante já disponível aos interessados é a respeito da empresa organizadora que já foi escolhida. Dessa forma, o concurso público da Empresa Bahiana de Água e Saneamento da Bahia será organizado pelo já conhecido na área de processos seletivos Instituto A.O.C.P., cuja contratação ocorreu sem processo de licitação. Embora, a banca organizadora tenha sido escolhida ainda falta a assinatura do contrato, para assim tudo estar formalizado e oficializado.

O último concurso público realizado pela Embasa aconteceu não faz muito tempo, pois foi no ano de 2017. No concurso em questão foram disponibilizadas para a concorrência o equivalente a 600 oportunidades. Os cargos oferecidos eram para candidatos com formações de nível, médio, técnico e também superior. Diferentemente deste novo certame, a empresa contratada para organizar e executar o concurso foi o IBFC, que é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

Dessa forma, no concurso de 2017 foram oferecidas vagas nos cargos de agente operacional , agente administrativo, operador dos processos de esgoto e de água, assistente laboratorial, técnico de operações/edificações, Analista de TI (tecnologia da informação) e de desenvolvimento, técnicos de eletromecânica, analista de gestão/contador e engenheiro (civil, sanitário, ambiental e elétrico).

Os inscritos na concorrência tiveram que realizar uma prova objetiva composta por questões que abordavam conteúdos de raciocínio lógico, matemática, língua portuguesa, princípios de informática, legislação vigente, princípios básicos da administração, noções sobre igualdade de gênero e racial, além de conhecimentos específicos. Haverá ainda a realização de uma redação.

Muitas pessoas duvidam que a Embasa realize um novo concurso público, uma vez que contam-se apenas 3 anos desde a realização do último certame. Mas salienta-se o fato de que este último certame tinha como tempo de validade o prazo de seis meses, que poderia ser prorrogado por mais 6 meses. Sendo assim, as vagas preenchidas nesta ocasião já devem estar disponíveis desde o mês de dezembro do ano de 2018.

Diante de todas as informações, se você possui interesse em realizar este concurso, já pode começar a se preparar pois com toda certeza será um concurso muito concorrido. Mas é uma ótima oportunidade para começar o ano de 2021 com um emprego garantido.

Por Sir Montes

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *