Concurso da Receita Federal 2021 – Previsão de Novo Edital

Seleção oferecerá vagas para profissionais de nível médio e superior.

Um novo concurso público está próximo de ter o edital publicado, entre 2020 e 2021.

Trata-se do próximo certame que preencherá cargos efetivos no órgão da Receita Federal. Este processo de seleção vai abrir oportunidades para pessoas com ensino médio completo e graduação superior. Entretanto, os gestores do órgão ainda aguardam retorno da solicitação do evento por parte das autoridades do Ministério da Economia. O pedido oficial justifica a necessidade de se preencher em torno de 3.360 postos ao longo do ano de 2021. Deste total de vagas, cerca de 1.000 serão reservadas para os candidatos que possuam somente escolaridade em nível médio.

Portanto, as demais 2.360 vagas serão destinadas às carreiras internas, cujas exigências são de nível superior. Os salários para esses cargos atingem teto de até 21.029 reais. Ainda é necessário aguardar por informações e atualizações, que serão divulgadas nas próximas semanas.

Sobre os postos que exigem ensino médio:

Os 1.000 cargos, voltados aos futuros candidatos que possuam somente diploma de ensino médio, se destinam à função de assistente técnico administrativo, constituindo uma das carreiras do setor administrativo. O salário inicial deste posto está em 4.137 reais.

Sobre os postos que exigem nível superior:

Dos 2.360 cargos, 2.050 serão destinados aos setores aduaneiro e tributário, sendo distribuídos conforme o seguinte critério: 550 postos voltados a carreiras na função de auditor-fiscal pela Receita Federal do Brasil e os demais 1.500 voltados a carreiras na função de analista-tributário pela Receita Federal do Brasil. A remuneração inicial para o cargo de analista está em 11.684 reais, ao passo que para carreira na função de auditor, o salário inicial está em 21.029 reais.

As demais 310 vagas serão lotadas no setor administrativo, das quais 270 destinadas à função de analista técnico administrativo; quatro vagas para a função de arquiteto; 16 postos para o setor de engenheiros e mais 20 para a função de contador. Para o cargo de analista técnico administrativo é exigido graduação em nível superior, com salário inicial no valor de 5.490 reais. No caso dos cargos de arquitetos, engenheiros e de contadores os valores dos vencimentos serão divulgados em breve.

Os atributos essenciais do cargo assistente técnico administrativo:

O próximo certame promovido pelo órgão da Receita federal vai disponibilizar 1.000 postos para a função de assistente técnico administrativo, ao qual cabe as seguintes tarefas: atuar na execução de tarefas em nível intermediário, dentro do rigor da rotina do setor, seja de ordem técnica, administrativa, logística e no atendimento oferecido pelo órgão.

Sobre o histórico do último processo seletivo pela Receita Federal, seguem as informações:

Com edital publicado no ano de 2014, aquele concurso perpetrado pela Receita Federal disponibilizou postos no setor de apoio, abrangendo cargo de assistente técnico-administrativo no setor do Ministério da Fazenda. O número de postos chegou a 1.026. O caderno de prova objetiva contou com questões versando sobre o seguinte conteúdo programático: matéria de Língua Portuguesa; questões em Matemática; em Raciocínio Lógico; questões abrangendo Informática; em Atualidades; temas em Gestão de Pessoas e em Atendimento ao Público; questões sobre Ética do Servidor dentro da Administração Pública; questões em Administração Pública Brasileira e em Regime Jurídico por meio de Agentes Públicos. O certame registrou em torno de 263 mil candidatos inscritos, que concorreram aos postos ofertados. A média ficou em torno de 257 candidatos para cada vaga.

Sumarizando as informações essenciais:

Concurso para cargos na Receita Federal. Total de postos a serem disponibilizados: 3360. Cargos nas funções de Técnico, Analista e Auditor. Setores: Judiciário, Jurídico, Fiscal e Tributário. Escolaridade exigida: Ensino Médio e Ensino Superior.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *