Novo Concurso do Ministério da Economia 2021 – Banca Organizadora Definida

Saiba maiores informações sobre concurso do Ministério da Economia, que contemplará 39 oportunidades em caráter temporário nas áreas de direito e arquivologia.

Três estados brasileiros contaram com a abertura de vagas temporárias para o Ministério da Economia. A instituição que está organizando o concurso público é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE). O certame autorizado já possui data definida para dia 12 de agosto. Serão recrutados 39 profissionais em modalidade de contrato temporário. Os cargos possuem como pré-requisito curso superior na área de direito e arquivologia. As informações sobre salário e benefícios ainda não foram repassadas pela instituição organizadora do concurso. O último concurso público realizado pelo ministério da economia, para profissionais com curso superior (processo seletivo para profissionais da área da tecnologia da informação), os salários ficaram em torno dos R$ 8.000,00, a partir desta informação, dá para se ter uma idéia do valor aproximado.

Do total de vagas, trinta e sete vagas serão ocupadas por profissionais que exerçam atividades técnicas com competência intelectual em direito, duas das vagas totais serão preenchidas por profissionais capacitados tecnicamente na área de arquivologia.

O ministério da economia estipulou para a pasta um prazo de publicação do edital de aproximadamente seis meses, onde as inscrições estarão disponíveis. Ou seja, da data de aprovação os candidatos poderão fazer suas inscrições até o dia 12 de fevereiro do próximo ano. Há uma expectativa de que o documento seja liberado antes do prazo relatado, haja vista a necessidade que o setor possui dos novos profissionais contratados. As contratações de caráter temporário possuem processos de recrutamento mais simplificados em relação aos concursos públicos para vagas efetivas.

Os estados contemplados para receber os profissionais temporários serão Rondônia, Amapá e Roraima. Os recém-contratados irão desempenhar atividades de cunho técnico, focadas na comissão especial de extintos territórios federais dos estados que receberão os contratados. As atividades serão realizadas até o início de dezembro de 2022, e os profissionais poderão ter seus contratos prorrogados de acordo com a necessidade dos órgãos organizadores.

Ainda não está disponível no portal da CEBRASPE a possibilidade de inscrição no processo seletivo. Os candidatos terão de aguardar o prazo de até 6 meses para que a instituição formalize o processo seletivo e anuncie maiores informações sobre como será as inscrições. Os candidatos deverão acompanhar no portal da comissão, quando as inscrições estarão em aberto para que possam se programar. O conhecimento do edital de maneira antecipada pode proporcionar ao candidato um tempo maior para estudar os assuntos que serão abordados na prova. Outra dica importante para se preparar para um processo seletivo do ministério da econômica é levar em conta o modelo de prova adotado pela instituição em certames anteriores. A forma como as questões são abordadas e até mesmo os assuntos cobrados, podem lhe fornecer um panorama dos itens a serem cobrados no processo, e lhe garantir algumas vantagens frente aos demais candidatos.

Informações sobre a comissão do concurso do ministério da economia

Oficialmente a comissão foi instituída em 15 de setembro, a partir da portaria divulgada no diário oficial da união, pelo responsável Marcelo Pacheco de Guaranys. A comissão também terá a presença do servidor Leonardo Aguiar Sousa (suplente: Fabiula Oliveira), onde representarão a comissão dos estados de Rondônia, Amapá e Roraima referente à tratativa de questões sobre ex-territórios federais. Além de cuidarem de assuntos referentes à secretaria especial de desburocratização e gestão, e governo digital do ministério da economia. A comissão terá como duração 90 dias para realizar todos os processos e atividades referentes à contratação das vagas temporárias. Caso o certame não seja efetivado neste período, a pasta conta com a possibilidade de prorrogação das atividades da comissão.

Texto de Adriana Silva Souza

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *