Novo Concurso da SEFAZ-ES 2021 – Previsão de Edital

Novo certame irá ofertar 50 vagas para o cargo de Auditor Fiscal.

Um novo concurso público está próximo de acontecer, entre 2020 e 2021, no período pós-pandemia.

Trata-se do concurso da Sefaz/ES, também conhecida como Secretaria Estadual da Fazenda do Estado do Espírito Santo. O processo de seleção será confirmado até o início do próximo ano, 2021. Esta notícia foi confirmada numa terça-feira, especificamente no dia 29 de setembro. Por meio da Secretaria do Governo do Espírito Santo, foi encaminhada para a Assembleia Legislativa, um novo Projeto de Lei Orçamentária Anual, destinada ao próximo ano. Este mesmo documento registra e prevê em torno de cinco certames públicos que atendem às demandas sociais e, entre esses concursos, está o do Sefaz.

Este processo seletivo estará disponibilizando cerca de 50 postos efetivos para cargos na função de auditor fiscal, cuja exigência é de graduação em nível superior. O salário inicial está no valor de 12.491 reais.

A comissão que vai gerir o certame Sefaz (ES) está sendo presidida pelo servidor Leandro Gonçalves Kuster, o qual tem por auxiliar e substituto o servidor Robson Augusto Dainez Condé. Este mesmo grupo conta com a participação de mais gente, sendo dois membros, as servidoras Rowena Rodrigues Fraga e Thais Baeta Lustosa Pontes.

De acordo com o servidor que preside a comissão, a organização deste certame passa por trâmite, para que o documento de edital esteja pronto o quanto antes. A meta é a de que o processo seletivo inicie, oficialmente, nos primeiros meses do ano de 2021. Os organizadores ainda estão estudando e determinado uma série de itens indispensáveis para a consecução do evento. Apesar de ter sido anunciado com muita antecedência, este concurso atende a importante demanda, dado que existe urgência para a ocupação da referida função. Este órgão atende à população do Estado e às autoridades.

Sobre o histórico do último certame para cargos na Sefaz (ES) seguem os detalhes:

Aquele processo de seleção ocorreu no ano de 2013. Foram disponibilizados em torno de 16 postos para a mesma função que o próximo concurso, ou seja, na carreira de auditor fiscal. Naquela ocasião, a instituição que ficou encarregada como banca organizadora foi a instituição Cespe (UnB), a atual Cebraspe, ou Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção, na Promoção de Eventos, que opera como uma Organização Social altamente qualificada, desde o dia 19 de agosto de 2013.

O processo seletivo, naquele caso, se deu por meio da aplicação de cadernos de provas objetivas, seguindo com a avaliação dissertativa (produção de redação) e concluindo com o processo de avaliação dos títulos e diplomas. Na parte objetiva do exame, o bloco conteve 100 questões, das quais 70 versando sobre os conhecimentos básicos e as demais 30 versando sobre os conhecimentos específicos. Segundo consta, este concurso teve dois anos de duração, com prorrogação por até mais dois anos.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo concurso proverá cargos na Secretaria da Fazenda do Estado do Espirito Santo (Sefaz/Es). O documento de edital encontra-se em fase de produção. Serão disponibilizados 50 postos. O cargo a ser preenchido é o de Auditor Fiscal. Não foram definidos o valor da taxa de inscrição, nem a dada para início do cadastro de inscrição. O setor de atuação é o fiscal. O grau de escolaridade exigido é de Ensino Superior. O salário está no valor de 1.2491 reais. A lotação das vagas se dará no Estado do Espírito Santo.

É necessário aguardar mais atualizações. Os membros da comissão estão trabalhando, e estarão disponibilizando mais dados do avanço do processo nas próximas semanas.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *